Questões de O processo de socialização (Pedagogia)

Limpar Busca

Um aluno da educação infantil demonstra dificuldades em compartilhar seus brinquedos. Qual a melhor abordagem para auxiliar esse aluno?

  • A Punir o aluno quando ele não compartilhar, inclusive demonstrando aos colegas que isso é errado.
  • B Explicar ao aluno a importância de compartilhar e oferecer exemplos práticos.
  • C Considerar que o comportamento do aluno pode mudar com o tempo e não se preocupar.
  • D Criar uma estratégia para que o aluno participe cada vez menos das atividades em grupo.

Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a determinados estágios hierárquicos que ocorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. As ordens desses estágios seriam invariáveis a todos os indivíduos, embora a faixa etária possa variar de pessoa para pessoa em função das características da estrutura biológica e dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que estiver inserido. No que se refere ao estágio pré-operatório, assinale a afirmativa correta.

  • A Inicia uma compreensão espacial melhor, localizando-se de modo mais eficiente em diferentes lugares, tendo capacidade de relacionar ideias de distância de um local para outro e assim, maior facilidade em memorização de trajetos. É acompanhado por um estágio intermediário em que a descoberta intuitiva da resposta correta surge através de erro, gerando um aprendizado.
  • B Os próprios reflexos e movimentos fazem parte do aprendizado, sua percepção é decorrente de seus sentidos, juntamente com a atividade motora, favorecendo o desenvolvimento intelectual, somado a outros estímulos externos, como a interação social com pessoas do seu convívio, bem como a parte afetiva, não se mantendo estagnada, querendo descobrir o ambiente por sua volta.
  • C Surgimento da linguagem que desencadeia três fatores, sendo a socialização, o pensamento e a intuição. O egocentrismo é característico dessa fase do desenvolvimento e, conforme a interação com o mundo externo, ele se reduz gradualmente. Piaget utiliza o termo egocentrismo para se referir a um pensamento realista centrado no ponto de vista da criança, em que ela não conhece outras perspectivas diferentes das suas e acredita que todo mundo percebe, sente e pensa da mesma maneira.
  • D O pensamento é “hipotético-dedutivo”, ou seja, capaz de deduzir as conclusões de hipóteses e não somente através de uma observação real. Suas conclusões são válidas, independente da realidade de fato, por isso que essa forma de pensamento envolve uma dificuldade e um trabalho mental muito maior que o pensamento concreto. Por consequência desse processo, ocorre a busca pela identidade, gerando conflitos internos na busca pela autonomia pessoal, fazendo com que haja o desenvolvimento da personalidade, o que muitas vezes gera contradições de ideias.

A teoria de Vygotsky é uma teoria socio-histórico-cultural para o desenvolvimento das funções mentais superiores, focando na sociabilidade, interação social, signos, instrumentos, cultura e história. Ele propôs que a sociabilidade precoce da criança é fundamental para seu desenvolvimento, argumentando que o comportamento infantil é fundamentado em suas interações sociais com o mundo.

  • Certo
  • Errado

De acordo com Piaget, a brincadeira desenvolve as percepções, a inteligência, a experimentação e os instintos sociais da criança. Ao brincar, ela aplica seus esquemas mentais à realidade, o que contribui para sua formação intelectual e a construção do pensamento formal e raciocínio.

  • Certo
  • Errado

Ao jogar, a criança não constrói representações dos outros, mas de si mesmas, revelando assim seus comportamentos e hábitos. No jogo matemático, ela experimenta, busca novos caminhos, convive com o diferente, desenvolve confiança, raciocina, descobre, persiste e aprende a lidar com a perda, reconhecendo que surgirão novas oportunidades para vencer.

  • Certo
  • Errado