Questões de Ondas e Propriedades Ondulatórias (Física)

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Examine a figura abaixo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A figura acima representa um trecho de uma onda que se propaga em um certo meio material com velocidade de 300 m/s. Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o valor de seu comprimento de onda e da sua frequência no Sistema Internacional.

  • A 1,256 m e 250 Hz
  • B 1,75m e 300 Hz
  • C 1,50 m e 200 Hz
  • D 1,25 m e 300 Hz
  • E 1,50m e 150 Hz

Uma onda longitudinal se desloca a uma distância x, da esquerda para a direita, e com amplitude de vibração das partículas y. No gráfico a seguir, a linha sólida representa o deslocamento da onda no tempo t1 = 0 s, e a linha pontilhada representa a mesma onda no tempo t2 = 2 s. O período da onda é maior que t2


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas (Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)

A partir do gráfico e das informações apresentadas, é possível determinar que a velocidade da onda e sua frequência de vibração são, respectiva e aproximadamente,

  • A 1,5 cm/s e 13,3 Hz.
  • B 5 cm/s e 0,25 Hz.
  • C 10 cm/s e 2 Hz.
  • D 10 cm/s e 0,5 Hz.
  • E 1,5 cm/s e 0,075 Hz.

Leia o trecho a seguir.

Contar elefantes parece coisa fácil - afinal, eles são animais enormes. Mas a tarefa torna-se mais complicada do que se imagina quando se trata dos elefantes africanos de floresta. Por habitarem regiões de mata fechada, o monitoramento das populações desses animais era quase impossível. Até agora.
Cientistas norte-americanos desenvolveram um método de contagem de elefantes que vai muito além do que os olhos veem. Com a ajuda de microfones especiais espalhados pela floresta que captam os sons produzidos por esses animais, os pesquisadores são capazes de estimar o tamanho das populações para melhor preservar a espécie.

Adaptado de: https://cienciahoje.org.br/contando-elefantes-pelosom/?sucesso_login=1

Assinale a opção que indica os sons inaudíveis para os humanos por meio dos quais os elefantes se comunicam.

  • A Infrassons, ondas sonoras extremamente agudas com frequências acima de 20.000 Hz. Essas ondas são mecânicas, não necessitando de um meio material para se propagar.
  • B Ultrassons, ondas sonoras extremamente graves com frequências acima de 20.000 Hz. Essas ondas são eletromagnéticas, podendo se propagar através de meio material ou do vácuo.
  • C Infrassons, ondas sonoras extremamente graves com frequências abaixo de 20 Hz. Essas ondas são mecânicas, necessitando de um meio material para se propagar.
  • D Ultrassons, ondas sonoras extremamente graves com frequências abaixo de 20 Hz. Essas ondas são mecânicas, podendo se propagar através de meio material ou do vácuo.
  • E Infrassons, ondas sonoras extremamente graves com frequências acima de 20.000 Hz. Essas ondas são eletromagnéticas, podendo se propagar através de meio material ou do vácuo.

As propriedades físicas fundamentais do som incluem

  • A reflexão, refração e absorção.
  • B compressão, rarefação e propagação.
  • C modulação, reverberação e ressonância.
  • D difusão, modulação e absorção.
  • E distorção, propagação e amplificação.

Analise o experimento mostrado na figura.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Marcelo Pacheco. Publicado em https://chc.org.br/acervo/a-forca-do-som/

No experimento, um pedaço de saco plástico, bem esticado e preso por um elástico, foi usado para tampar a boca de um pote de vidro. Sobre o plástico foi colocado um pouco de açúcar. Uma criança segura uma assadeira de metal próxima do pote, mas sem encostála na mesa, e bate nela com uma colher, fazendo um barulho bem alto. Como resultado, o açúcar “pula” sem que nada tenha encostado nele.

O movimento do açúcar ocorreu porque

  • A o plástico vibrou, em consequência da propagação das ondas sonoras através do ar.
  • B a intensidade do som propagado através dos sólidos foi maior do que através do ar.
  • C a colher batendo na assadeira movimentou as partículas sonoras através do ar, chegando até o plástico.
  • D o som se propagou através do espaço vazio até o pote, que transmitiu a vibração para o açúcar.
  • E as partículas sonoras produzidas pelo impacto da colher na assadeira fizeram vibrar o plástico.