Questões de Opinião Pública em Marketing (Comunicação Social)

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Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
  • A Storytelling é inadequado nesse caso, pois o foco deve ser exclusivamente nas características técnicas do produto
  • B O storytelling é usado para criar uma narrativa envolvente que ajuda a estabelecer uma conexão emocional entre a marca e os consumidores
  • C A função do storytelling é apenas entreter os consumidores, não influenciando diretamente na percepção da marca
  • D O storytelling é útil apenas em campanhas digitais; mas, nos anúncios impressos, não tem impacto significativo
  • E O storytelling deveria estar limitado a estratégias de relações públicas, não sendo relevante para campanhas publicitárias
Considere o texto a seguir:

No exercício da função de publicitários, nos deparamos com a questão da propaganda enganosa, ou publicidade oculta, que já foi alvo de extensos debates e que pode trazer consequências judiciais tanto às agências de publicidade quanto aos profissionais executores das campanhas e até mesmo ao cliente (organização) que aprovou o trabalho da agência.

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que melhor justifica a atitude da organização em face do consumidor quando da veiculação de campanha publicitária e ações de comunicação.
  • A Para vender produtos e serviços, vale qualquer tipo de técnica, independente do critério de respeito ético ao bem-estar social e individual
  • B A chamada publicidade oculta, é uma mensagem enganosa, na qual não fica claro a oferta de produtos e serviços e seus idealizadores devem ser punidos judicialmente
  • C Qualquer tipo de preconceito existente na mensagem publicitária faz parte apenas das técnicas de criação e não são antiéticos
  • D Quando usamos humor como “mote” criativo, obtemos a licença para brincar com características físicas e mentais das pessoas
  • E A publicidade somente é criativa quando mente sobre o produto ou serviço, deixando-o diferenciado
Tal qual no marketing tradicional, no ambiente digital é necessário conhecer o público-alvo de uma ação de comunicação de marketing. Todavia, a intensa concorrência no mundo virtual torna ainda mais crucial o aprofundamento desse conhecimento. Dessa maneira, além de se definir o público-alvo, deve-se, também, construir a Persona. Assinale a alternativa que aponte incorretamente um conceito relativo à Persona.
  • A É possível definir a Persona a partir de pesquisas de opinião junto ao público-alvo
  • B É ideal que se defina a Persona a partir das opiniões da própria equipe vendas da empresa
  • C Entre as características que podem ser definidas para uma Persona estão o nome, o rendimento e as redes sociais favoritas da Persona
  • D Persona é uma personagem que resume de forma simples todos os principais atributos e características do consumidor ideal da marca da empresa
  • E A análise de dados obtidos nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, que já possuem ferramentas analíticas para isso, é uma fonte utilizada para se definir Personas
Para se fazer uma análise crítica da Comunicação, é preciso, por exemplo, conhecer a estratégia de gestão de determinada marca, que modo que essa marca torne-se amplamente reconhecida pelo público. Qual opção a seguir representa essa visão?
  • A Stakeholder.
  • B Scale Down.
  • C Content Communication.
  • D Branding.
  • E Media Training.

As ferramentas de promoção têm como principal objetivo levar o público-alvo a conhecer a existência de uma empresa ou produto e o seu posicionamento. Uma dessas ferramentas é a propaganda, que pode ser definida como

  • A ferramenta do mix de comunicação que consiste em oferecer incentivos de curta duração destinados a estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço.
  • B ferramenta do mix de comunicação enfocada em criar reputação positiva para a marca/produto, visando à recuperação ou o fortalecimento da sua imagem.
  • C sistema interativo de marketing, que utiliza uma ou mais mídias a fim de obter respostas e/ou transações mensuráveis em qualquer local.
  • D técnica ou atividade de comunicação de natureza persuasiva com o proposito básico de influenciar o comportamento das pessoas por meio da criação, da mudança ou do reforço de imagens e atitudes mentais.