Questões de Opinião Pública em Teorias da Comunicação (Comunicação Social)

Limpar Busca

Há um grupo de teóricos da comunicação que defendem ser a esfera pública o âmbito de formação e expressão da opinião pública. Para os pesquisadores alinhados com esse conceito, a opinião pública

  • A estrutura-se pelas ações de lideranças que lutam para que ela prevaleça.
  • B não tem vínculo com o espírito público. A primeira é legalista e a segunda meramente opinativa.
  • C existe independentemente do princípio da publicidade das crenças e opiniões.
  • D forma-se na medida em que as informações e argumentos são elaborados.
  • E só prospera quando alinhada aos imperativos categóricos.

A habilidade de falar em público de maneira clara e eficaz é chamado de oratória e sua função principal é transmitir uma mensagem direta, persuasiva e memorável para um público específico. O conjunto de técnicas, regras e práticas que ajudam um indivíduo a falar e se expressar bem em público traz benefícios como:

I. Cativar a audiência
II. Excitar conflitos
III. Atarracar o público.
IV. Incentivar a imaginação do ouvinte.
V. Influenciar uma decisão.

Assinale a alternativa que contempla as sentenças corretas:

  • A I, II e IV.
  • B I, IV e V.
  • C II, III, V.
  • D Todas as sentenças estão corretas.

Comunicação pública, interesse público e opinião pública são conceitos-chave na sociedade moderna. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

  • A O interesse público se refere ao bem comum, à proteção da propriedade privada, ao interesse geral da sociedade civil.
  • B A comunicação pública é a capacidade do governo de fazer circular informações.
  • C Opinião pública é a opinião do público a respeito de um candidato, aferida pelas pesquisas eleitorais.
  • D A comunicação pública é a comunicação das autoridades com o público, nela prevalecendo os interesses do Estado e a opinião das empresas.
  • E Comunicação pública, interesse público e opinião pública têm em comum a preocupação com o bem público e a noção de coletividade, sob uma visão de espaço público democratizado.

Na busca por audiência, as empresas de comunicação por vezes trabalham em prol do interesse do público e não do interesse público. Entre os dois tipos de interesses há distinções.

O conceito de interesse do público diz respeito a

  • A razões que são a base construtora do sucesso interlocutório.
  • B bens imateriais, indivisíveis, que pertencem a todos.
  • C valores concretos, como a pátria e a família.
  • D ações motivadoras e justificadoras das ações humanas.
  • E valores abstratos, como o direito à vida e à felicidade.

A opinião pública representa o somatório do conjunto de pontos de vista individuais dos membros de um grupo e sua formação se inicia com o debate público, sendo imprescindível a liberdade de expressão.

  • Certo
  • Errado