Questões de Opinião Pública em Teorias da Comunicação (Comunicação Social)

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Em relação aos conceitos e finalidades da publicidade, julgue o item seguinte. 


Ao favorecer a livre expressão de opiniões, a ação democrática na publicidade impacta a liberdade de imprensa.

  • Certo
  • Errado

Sobre opinião pública, de acordo com Silva (2014), em “Teoria da Opinião Pública (Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores)”, analise as assertivas a seguir: 

I. As palavras “opinião” e “pública” começaram a ser encontradas juntas a partir do século XVIII, no contexto da disseminação da alfabetização, expansão das classes mercantis, eclosão da Reforma Protestante e invenção da imprensa.
II. De modo geral, o termo é entendido como a representação de um conjunto de opiniões individuais semelhantes sobre temas de interesse coletivo.
III. A opinião pública perdeu relevância no contexto de uso da internet e de redes sociais virtuais do século XXI, dada a redução das possibilidades de troca de informações e opiniões entre pessoas e grupos sociais.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Há um grupo de teóricos da comunicação que defendem ser a esfera pública o âmbito de formação e expressão da opinião pública. Para os pesquisadores alinhados com esse conceito, a opinião pública

  • A estrutura-se pelas ações de lideranças que lutam para que ela prevaleça.
  • B não tem vínculo com o espírito público. A primeira é legalista e a segunda meramente opinativa.
  • C existe independentemente do princípio da publicidade das crenças e opiniões.
  • D forma-se na medida em que as informações e argumentos são elaborados.
  • E só prospera quando alinhada aos imperativos categóricos.

A habilidade de falar em público de maneira clara e eficaz é chamado de oratória e sua função principal é transmitir uma mensagem direta, persuasiva e memorável para um público específico. O conjunto de técnicas, regras e práticas que ajudam um indivíduo a falar e se expressar bem em público traz benefícios como:

I. Cativar a audiência
II. Excitar conflitos
III. Atarracar o público.
IV. Incentivar a imaginação do ouvinte.
V. Influenciar uma decisão.

Assinale a alternativa que contempla as sentenças corretas:

  • A I, II e IV.
  • B I, IV e V.
  • C II, III, V.
  • D Todas as sentenças estão corretas.

Comunicação pública, interesse público e opinião pública são conceitos-chave na sociedade moderna. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

  • A O interesse público se refere ao bem comum, à proteção da propriedade privada, ao interesse geral da sociedade civil.
  • B A comunicação pública é a capacidade do governo de fazer circular informações.
  • C Opinião pública é a opinião do público a respeito de um candidato, aferida pelas pesquisas eleitorais.
  • D A comunicação pública é a comunicação das autoridades com o público, nela prevalecendo os interesses do Estado e a opinião das empresas.
  • E Comunicação pública, interesse público e opinião pública têm em comum a preocupação com o bem público e a noção de coletividade, sob uma visão de espaço público democratizado.