Questões de Opinião Pública no Comportamento do Consumidor no Marketing (Marketing)

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Considerando o contexto do marketing digital, assinale a alternativa CORRETA:

  • A No marketing digital, é possível realizar análise de dados em tempo real da quantidade de pessoas que demonstraram interesse na mensagem e interagem dinamicamente, sendo que os clientes são tratados como mercado de massa, e o marketing é utilizado unicamente para induzir à compra.
  • B A conectividade cria um ambiente perfeito para a defesa ou rejeição de marcas por clientes, portanto o marketing digital tem como foco inspirar o cliente, criar uma relação de lealdade e defesa da marca. Os clientes, por sua vez, são considerados os principais influenciadores, e as comunicações ocorrem em mão dupla.
  • C Na estratégia de marketing inbound, a empresa chega até o cliente por meio de seus anúncios, realizados de forma tradicional e em massa (televisão, rádio e outros). Já na estratégia de marketing outbound, o cliente atraído é mais qualificado e propenso a consumir o produto, pois a estratégia utilizada para atrair o consumidor é personalizada de acordo com o perfil do consumidor.
  • D Atualmente, o fator-chave para o sucesso do marketing digital de uma determinada marca/empresa é a comunicação sistemática e repetitiva da identidade e posicionamento da marca, não importando se sua personalidade, código de conduta e comportamentos são dinâmicos e inconstantes.
  • E O objetivo do marketing digital não é conquistar a defesa da marca pelos clientes.

O mercado está inundado de concorrentes com características similares ou muito similares, e fica cada vez mais caro manter uma marca em uma categoria com a mesma imagem nessa selva concorrencial. A solução para se sustentar é criar uma marca forte, sendo uma das opções entrar em outros mercados e expandir as chances de atuação e de reconhecimento da marca para além de seu “perímetro natural de ação, aquele de mercado e de consumo de bens e serviços”.
(SEMPRINI, 2006, p. 261)
No entanto, muitas marcas se perdem nesse caminho porque não conseguem avaliar o verdadeiro potencial de seus projetos de branding, e as soluções aparentemente podem se tornar armadilhas.
A despeito a relação das marcas com o mercado no momento contemporâneo avalie as afirmações a seguir: 

Afirmativa 1: “As marcas estão projetadas no próprio cerne dos comportamentos sociais contemporâneos, das lógicas de troca, dos mecanismos de construção de identidade dos indivíduos e dos grupos …” 
Afirmativa 2: “Sua onipresença no espaço público, sua capacidade para marcar o simbólico e o coletivo, sua propensão para movimentar a opinião pública e chamar a atenção da mídia, suas funções de intermediário identitário ou de bandeira coletiva deslocam a marca da única esfera do consumo” 
Identifique a opção verdadeira.

  • A as duas afirmações estão incorretas.
  • B as duas afirmações estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
  • C a primeira afirmação está correta e a segunda não.
  • D a primeira afirmação está incorreta e a segunda, correta.
  • E as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.

O diretor de um banco está preocupado com a jornada do cliente e tem concentrado atenção na fase da assimilação, a qual considera a mais importante.
Levando-se em conta o caminho dos 5As do cliente, na fase de assimilação, o consumidor

  • A processa as mensagens das marcas e é atraído por algumas dessas mensagens.
  • B pesquisa mais informações a respeito das marcas ofertadas no mercado.
  • C decide qual marca e onde comprar o produto ou serviço desejado.
  • D é exposto às marcas a partir de experiências, anúncios e recomendações.
  • E passa a dar preferência por uma marca específica e torna-se leal a essa marca.

Um banco optou por dois tipos de segmentação do seu mercado: o primeiro é embasado nos hábitos, hobbies, atividades ou interesses, valores ou opiniões, personalidade ou atitudes, estilo de vida e status social de seus clientes; (b) o segundo é embasado na sua lealdade, envolvimento, benefícios procurados e facilidade para comprar ou influenciar. 

Constata-se que foram escolhidos, respectivamente, os modelos de segmentação 

  • A tecnológica e etária
  • B qualitativa e tecnológica
  • C demográfica e educacional
  • D psicográfica e comportamental
  • E geográfica e psicográfica

O advento das mídias sociais impactou o atendimento bancário em função do aumento do alcance dos comentários dos clientes a respeito da

  • A necessidade de exposição da marca.
  • B negociação ganha a ganha em rede.
  • C percepção da qualidade dos serviços.
  • D preferência por serviços tangíveis.
  • E referência aos valores pessoais.