Questões de Opinião Pública no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

A pesquisa de grupo focal é uma técnica qualitativa de coleta de dados frequentemente utilizada em estudos de mercado, em pesquisas de clima organizacional e outros tipos de pesquisa social. Assinale a alternativa correta, a respeito dessa técnica

  • A A pesquisa de grupo focal envolve apenas a interação com participantes individuais, sem a necessidade de interações em grupo.
  • B A pesquisa de grupo focal é uma técnica que utiliza amostragem e apresenta resultados com base em probabilidade estatística.
  • C A pesquisa de grupo focal baseia‑se em questionários estruturados, limitando a expressão livre dos participantes.
  • D A pesquisa de grupo focal é mais adequada para obter informações objetivas e verificáveis, em vez de insights subjetivos, por isso a sua confiabilidade.
  • E Os grupos focais são geralmente conduzidos por um moderador, que guia a discussão e mantém o foco no tópico.

Acerca das características do rádio expandido, analise as afirmativas a seguir.
I. O rádio expandido se apropria de recursos comunicacionais mediados por computador, mas sua linguagem e modos de interatividade com o ouvinte não mudam em relação ao rádio tradicional. II. No rádio expandido, a linguagem sonora pode ser complementada por fotografias e imagens em movimento, texto, infográficos, entre outros recursos possibilitados pela web. III. O rádio expandido nasce a partir da convergência midiática e só pode ser consumido de modo assíncrono em plataformas de streaming ou sob demanda.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

No livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, o autor Matthew D’ancona defende que o ano de 2016 marcou o início da chamada era da pós-verdade. Sobre o conceito de pós-verdade, é correto afirmar que

  • A leva os sujeitos a predisporem de determinada leitura dos fatos, compartilhando o que se distingue, rejeitando o que se assemelha, a partir de maiores reflexões críticas acerca do que ali é informado.
  • B o prefixo “pós”, refere-se a ‘tempo posterior’ não à importância ou à relevância do conceito “verdade”.
  • C quer dizer ‘algo que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para definir a opinião pública do que o apelo à emoção ou crenças pessoais’.
  • D na era da pós-verdade, os fatos objetivos têm mais influência para definir a opinião pública do que qualquer outro fator, como as crenças pessoais, por exemplo.

Considere o trecho:
     Podemos considerar que diversos fatores influenciam na formação das imagens organizacionais, entre eles: a identidade corporativa, a opinião pública, a comunicação institucional, as relações públicas, o jornalismo institucional e a assessoria de imprensa (GOEBEL, 2009).
Fonte: GOEBEL, M. Imagem organizacional e o trabalho da comunicação integrada. Wordpress, v. 2, n. 7, 2009, p. 1-13.
É correto afirmar que a comunicação institucional

  • A é dispensável para as organizações do terceiro setor, uma vez que o principal objetivo delas se relaciona com a captação de recursos para realização de projetos e que, para isso, é necessário construir a credibilidade da organização.
  • B está relacionada com marketing, publicidade, imprensa e relações públicas, entre outras. Mas vai além das funções desempenhadas por eles, uma vez que busca transmitir a personalidade da instituição, sua imagem e seus valores.
  • C representa um campo muito específico de atuação que precisa alcançar apenas algumas poucas formas de comunicação.
  • D Foca em manter a imagem da empresa ou organização o mais positiva possível, com exceção dos momentos de crise.

Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao termo reverberação no contexto das mídias sociais.

  • A Memorização de conteúdos postados
  • B Leitura dinâmica de conteúdos postados
  • C Postagens que não têm interações do público
  • D Postagens realizadas no período noturno
  • E Comentários do público em postagens