Questões de Opinião Pública (Relações Públicas)

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As pesquisas de opinião pública podem envolver tanto métodos qualitativos como quantitativos, que tem como característica

  • A ser estudos não estatísticos.
  • B ser os mais indicados para medição de audiência.
  • C coletar e analisar dados não passíveis de mensuração.
  • D usar entrevistas em profundidade e observação de campo.
  • E ser os mais adequados para entender comportamentos, sentimentos, sensações, intenções e percepções.

Quanto mais negativa e persistente for a cobertura de campanhas eleitorais e políticos enfatizando a insinceridade, corrupção, truques sujos, ambição pessoal e ignorando a substância e a intenção honesta, menor a confiança e o desejo do público em participar no processo democrático

Esse processo hipotético, apresentado com um desdobramento da Hipótese da Espiral do Silêncio, é conhecido como

  • A Espiral de Fibonacci.
  • B Teoria do Enquadramento.
  • C Espiral do Cinismo.
  • D Espiral de Capella.
  • E Teoria do Newsmaking.

Na pesquisa social, temos dois grandes grupos de amostragens, classificadas em: probabilística e não probabilística.

A amostragem probabilística pode ser de tipos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Amostragem sistemática.
  • B Amostragem aleatória simples.
  • C Amostragem estratificada.
  • D Amostragem por julgamento.
  • E Amostragem por conglomerados.

Sobre a definição do termo stakeholder, leia o texto a seguir.

Stakeholder, termo criado por Freeman (1984) ao referir-se a grupos ou indivíduos que podem afetar ou serem afetados pelo desempenho da organização, na busca dos seus objetivos. A concepção de Freeman foi desenvolvida por Mitchell, Agle e Wood (1997), os quais identificaram três atributos que oferecem aos públicos a capacidade de influenciarem e serem influenciados pelas decisões de uma organização: O (a) _____ dos mesmos. A (o) _____ das suas reivindicações. A (o) _____ da organização em atendê-los.
(DORNELLES, S. 2015)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A proximidade – força – planejamento.
  • B tamanho – ímpeto – alinhamento.
  • C longevidade – qualidade – estrutura.
  • D mercado – quantidade – vontade.
  • E poder – legitimidade – urgência.
Na gestão de comunicação, o papel do Ombudsman é crucial para promover a transparência e a responsabilidade. A função principal do Ombudsman em uma organização é:
  • A agir como porta-voz oficial da empresa para a mídia
  • B monitorar e investigar reclamações e preocupações do público em relação à organização
  • C desenvolver estratégias de marketing para melhorar a imagem institucional
  • D gerenciar as relações com a imprensa e lidar com entrevistas
  • E planejar e executar eventos para aumentar o envolvimento do público