No fragmento “De noite eu ia dormir, mas o coração se mantinha acordado, em expectativa” (3º§), o termo “mas” estabelece relação de:
- A causa.
- B oposição.
- C adição.
- D concessão.
- E explicação.
No fragmento “De noite eu ia dormir, mas o coração se mantinha acordado, em expectativa” (3º§), o termo “mas” estabelece relação de:
Considerar o 3º parágrafo do texto, transcrito a seguir:
“Os erros nos educam quando tomamos consciência deles, mas não nos ensinam suas fontes múltiplas e permanentes, não nos dizem seu papel enorme e muitas vezes nefasto”.
No enunciado acima, os elementos linguísticos sublinhados expressam, CORRETA e respectivamente, sentidos de:
No fragmento “Finalmente saltávamos e íamos andando para as cabinas pisando em terreno já de areia misturada com plantas.” (8º§), o termo “e”:
Quanto às classes de palavras, assinalar a alternativa cujo termo sublinhado é uma conjunção.
O termo em destaque na oração “As medalhas foram conquistadas por atletas de 16 estados, além do Distrito Federal, com participação maciça das cinco regiões” exerce função