Questões de Orações coordenadas sindéticas: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas... (Português)

Limpar Busca

Assinale a opção que apresenta o valor semântico do conector corretamente indicado.

  • A Afinal, trata-se de uma bola profissional, uma número cinco, cheia de carimbos ilustres: / conclusão.
  • B No entanto, aí está ela, correndo para cima e para baixo, na maior farra do mundo / justificativa.
  • C ...disputada, maltratada até, pois, de quando em quando, acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha / explicação.
  • D Racha é assim mesmo: tem bico, mas tem também sem-pulo de craque como aquele do Tona, que empatou a pelada / adição.
  • E O espantalho-gente pega a bola, viva, ainda, tira do bolso um canivete e dá-lhe a primeira espetada / tempo.

Os versos “Eu perco espaço/mas ganho prazer”, se constituem de

  • A um período composto misto, formado por uma oração coordenada seguida de uma subordinada concessiva.
  • B duas orações coordenadas: a primeira é assindética; a segunda, adversativa.
  • C um período composto por coordenação, formado apenas de orações assindéticas.
  • D duas orações subordinadas: a primeira é a principal; a segunda, adverbial concessiva reduzida de infinitivo.

Assinale a oração adversativa que estabelece uma relação de real oposição entre os segmentos.

  • A O inferno existe, mas não funciona.
  • B Deus fez tudo de nada. Mas o nada transparece.
  • C Temos a religião precisa para odiar, mas não suficiente para amarmos uns aos outros.
  • D Deus dá riqueza até mesmo para homens maus, mas para poucos dá a excelência.
  • E O bobo se acha um sábio, mas o sábio se acha um bobo.

Assinale a alternativa correta em relação ao uso de conjunções, locuções conjuntivas e pronomes relativos em orações coordenadas e subordinadas.

  • A Em “Leonardo não foi ao cinema, porém assistiu ao filme em casa”, a conjunção “porém” indica uma relação de adição entre as duas orações.
  • B Em “Marlene estudou bastante para a prova porque sabia que precisava passar no concurso”, a conjunção “porque” está estabelecendo uma relação de causa.
  • C Em “Os alunos, que não entenderam a matéria, pediram ajuda à professora”, o pronome relativo “que” introduz uma oração subordinada adverbial.
  • D Em “O evento foi cancelado, logo, não precisamos nos preocupar com os preparativos”, a conjunção “logo” indica uma relação de comparação.
  • E Em “Ele não só terminou o projeto, mas também o apresentou de forma excelente”, a locução conjuntiva “não só... mas também” estabelece uma relação de conclusão entre as orações.

Avalie as afirmações a respeito do processo de construção de algumas estruturas oracionais que formam o excerto II.
I- No período: “Em 1914, quando tinha apenas 28 anos, o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo: [...]”, oração introduzida por QUANDO vem isolada por vírgulas por se tratar de uma oração adverbial temporal. II- : Em: “o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo ”, questionou, de forma radical, o que a ciência sabia [...] em vez do emprego dos dois-pontos, a segunda oração poderia ter sido introduzida pelo conector “pois”, caracterizando uma oração coordenada explicativa. III- TANTAS Em: “Ele afirmou que não faria sentido existirem tantas flores, com cores tão diferentes, se [...]”, o constituinte TANTAS FLORES tem a função de complemento – objeto direto – do verbo existir. IV- Em: “Von Frisch demonstrou, em um estudo pioneiro, que as abelhas não só enxergavam cores, como aprendiam quais delas identificavam as flores com mais néctar.”, as estruturas introduzidas por NÃO SÓ....COMO são coordenadas aditivas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, III e IV.
  • B II e IV.
  • C I e II.
  • D III e IV.
  • E I, II e III.