Questões de Orações subordinadas substantivas: Subjetivas, Objetivas diretas, Objetivas indiretas... (Português)

Limpar Busca

Sobre a relação entre as orações subordinadas e o desenvolvimento do argumento no texto, assinale a alternativa CORRETA.

  • A No período “É certo que as grandes empresas de tecnologia detêm um poder sem precedentes” contém uma oração subordinada substantiva subjetiva.
  • B Aoração “que as grandes empresas de tecnologia detêm um poder sem precedentes” é uma oração subordinada adverbial causal.
  • C A oração “a exposição prolongada a plataformas digitais pode prejudicar a sua atenção sustentada” é uma oração subordinada substantiva subjetiva.
  • D Aoração “a pressão para estar sempre conectado e atendendo aos modelos de vida expostos pode lhe gerar ansiedade” é uma oração subordinada adjetiva explicativa.
  • E A oração “a exposição prolongada a plataformas digitais pode prejudicar a sua atenção sustentada” é uma oração subordinada adverbial final.

O excerto “É essencial que todos auxiliem na busca de ajuda médica e psicológica ao observar esses sinais” trata-se de uma oração

  • A coordenada sindética consecutiva.
  • B subordinada substantiva subjetiva.
  • C subordinada substantiva objetiva direta.
  • D coordenada sindética aditiva.

Os dois primeiros versos da estrofe formam um período composto por subordinação. Assinale a alternativa que classifica correta, e respectivamente, as orações desse período.


  • A oração principal e oração substantiva objetiva direta.
  • B oração adjetiva explicativa e oração principal.
  • C oração principal e oração adjetiva restritiva.
  • D oração principal e oração substantiva subjetiva.

As proposições listadas na sequência versam sobre os elementos linguísticos e seu papel na organização sintática e textual no excerto  I. Analise-as e indique a única explicação que NÃO tem correspondência com o uso feito no texto

  • A A elipse do sujeito a partir do segundo ao quarto período é um dos recursos de coesão de que o autor se utiliza para evitar repetição, o que torna a leitura mais fluente. 
  • B O texto apresenta 5 períodos justapostos, sinalizados por ponto; o terceiro período é formado pelo processo de coordenação (neste, há 4 estruturas coordenadas); e o último é formado por subordinação.
  • C O texto descreve as habilidades das abelhas, sendo a última habilidade posta em destaque por meio da partícula ATÉ, que, no texto, indica não uma simples inclusão, mas gradação/limite.
  • D Do ponto de vista da flexão modo-temporal, os verbos são usados predominantemente no presente do indicativo; apenas o verbo ver se apresenta no subjuntivo.
  • E Quanto à transitividade, há verbos transitivos diretos, indiretos, predicativos, pronominais e há os que são usados no sentido intransitivo/absoluto, como contar e brincar.

Considerando o que diz a norma-padrão, a respeito de orações subordinadas reduzidas, analise as assertivas acerca das propostas de expansão e classificação das orações que se encontram reduzidas:
I- Reduzida: É essencial . comparecer à reunião pedagógica Desenvolvida: É essencial que você compareça à reunião pedagógica. Classificação da oração reduzida: Oração Subordinada Substantiva Subjetiva. II- Reduzida: Os alunos não sabiam ser dia de prova. Desenvolvida: Os alunos não sabiam que era dia de prova. Classificação da oração reduzida: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta Reduzida de Particípio. III- Reduzida: Pensei estar preparado para a prova. Desenvolvida: Pensei que estivesse preparado para a prova. Classificação da oração reduzida: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta Reduzida de Infinitivo.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III apenas.
  • B II apenas.
  • C I e II apenas.
  • D III apenas.
  • E I, II e III.