Questões de Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil (Pedagogia)

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A ampliação do acesso à escola pública tem sido feita no Brasil de forma precária e sem investimento necessário na sua qualificação, bem como em outros setores da política social, trazendo demandas ligadas ao(à):

  • A Evasão escolar.
  • B Afastamento da escola e do meio social.
  • C Ampliação de cursos online.
  • D Privatização do setor educacional.
  • E Desigualdade social.

Considerando elementos básicos quanto à organização pedagógica no trabalho na Educação Infantil, especialmente no que se refere à organização do tempo, do espaço e dos materiais, de acordo com Horn (2017), assinale a alternativa INCORRETA. 

  • A A organização do espaço na Educação Infantil tem como premissa o entendimento do espaço como parte integrante do currículo escolar.
  • B Nessa etapa, o espaço não é compreendido apenas como meio físico ou material, mas também como lugar onde interações são produzidas.
  • C O modo como organizamos o espaço estrutura oportunidades e, nessa condição, pode ser avaliado como estimulante ou limitador de aprendizagens.
  • D Na Educação Infantil, a organização dos espaços é resultado, direto ou indireto, de certas concepções de infância, de criança, de educação e de ensino e aprendizagem. 
  • E A organização dos espaços é o “pano de fundo”, o cenário da Educação Infantil.

A política educacional estuda as relações de força, e tenta dar direção ao processo educativo e às disputas que ocorrem dentro do Estado para a configuração e o controle da prática institucionalizada da educação dentro de uma formação histórica determinada. Nesse sentido a política educacional deve ser compreendida como um instrumento

  • A voltado para a arte ou para a ciência de governar e que envolve relações de poder e organização de grupos.
  • B relacionado à atividade pública voltada para a oferta de bens e serviços básicos à população.
  • C da correlação de forças entre distintos projetos que supõe contradições no seu âmago.
  • D decorrência de acordos e parcerias entre vários interesses com vistas ao bem comum.
Grisay (2004) descreve como um fenômeno historicamente recente e ligado, em nossa sociedade, ao surgimento da instituição escolar, especialmente a partir do século XIX, com o advento da Revolução Industrial. A afirmação se refere: 
  • A Fracasso escolar.
  • B Evasão escolar
  • C Dificuldades de aprendizagem.
  • D Evolução escolar. 
  • E Transtornos de aprendizagem. 

Desde suas origens, o currículo tem se mostrado uma invenção reguladora do conteúdo e das práticas envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem. Uma vez admitido que o currículo é uma construção onde se encontram diferentes respostas às opções possíveis de ensinar e aprender, conclui-se que é um documento

  • A móvel.
  • B universal.
  • C neutro.
  • D técnico.