De acordo com o caderno de orientações realizado pelo CFESS “Subsídios para atuação dos Assistentes Sociais na política de educação” os itens abaixo estão correto em relação à educação a partir de uma perspectiva crítica da concepção de emancipação que é subsidiada por uma educação, que para ser realizada depende também da garantia do respeito à diversidade humana, da afirmação incondicional dos direitos humanos, considerando a livre:
- A orientação e expressão sexual, livre identidade de gênero, sem as quais não se viabiliza uma educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/ transfóbica.
- B orientação e escolha pessoal de cada pessoa, escolha sexual, para um modelo de educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/ transfóbica.
- C escolha e expressão sexual, livre identidade de gênero, sem as quais não se viabiliza uma educação tradicional.
- D orientação e expressão sexual, livre identidade de gênero, sem as quais não se viabiliza uma educação com liberdade de opinião e respeito as maiorias.