Questões de Orientação a Objetos (Engenharia de Software)

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Julgue o próximo item, a respeito de GRASP (general responsibility assignment software patterns).

Determinar quando deve ser delegada a responsabilidade para outro objeto é responsabilidade do criador (creator).

  • Certo
  • Errado

Maria está desenvolvendo um aplicativo desktop, com base em um ambiente de janelas, e precisa que alguns processos sejam disponibilizados de forma global no aplicativo, sem a necessidade de instanciar um objeto específico, e de forma que qualquer entidade possa acessar.

Por estar trabalhando dentro da metodologia orientada a objetos, Maria precisará adicionar aos métodos globais os modificadores:

  • A privado e abstrato;
  • B protegido e sobrecarregado;
  • C público e abstrato;
  • D protegido e sobrescrito;
  • E público e estático.

Uma linguagem de programação Orientada a Objetos deve prover suporte aos principais fundamentos do desenvolvimento Orientação a Objetos. Entretanto, cada linguagem apresenta as suas especificidades e formas de implementar esses fundamentos.
Sobre a Linguagem C++, analise as afirmativas a seguir.

I. Um ponteiro this é um ponteiro para um objeto da própria classe e tem como valor o endereço do objeto ao qual se refere.
II. Quando internamente a uma ClasseA, define-se outra ClasseB como Friend, significa que a ClasseA está permitindo que a ClasseB acesse seus membros privados e protegidos.

III. A linguagem C++ permite herança múltipla.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Nos sistemas orientados a objetos, há duas estratégias distintas para realização do teste de integração. São elas:

  • A teste baseado no caminho de execução e teste de regressão;
  • B teste baseado no uso e teste baseado no caminho de execução;
  • C teste de regressão e teste baseado no uso;
  • D teste de grupo e teste baseado no uso;
  • E teste baseado no caminho de execução e teste de grupo.

No contexto das boas práticas da orientação a objetos, o teste de unidade para software convencional é equivalente ao teste de:

  • A objetos;
  • B operações;
  • C classes;
  • D atributos;
  • E herança.