Questões de Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física (Educação Física)

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Organizando uma competição de basquetebol em sua escola, um professor de Educação Física reuniu seus alunos e fez uma rápida revisão de algumas regras básicas do jogo.
Uma dessas regras afirma que

  • A uma violação de bola retornada para a quadra de defesa deve ser marcada toda vez que a bola, na posse de uma equipe em sua quadra ofensiva, cruzar a linha central que divide a quadra no sentido defensivo, independentemente da posição do jogador desta equipe que venha a ganhar o seu controle.
  • B quando uma bola presa é marcada, a maneira de fazer a bola se tornar viva através de uma reposição se dá por meio de posse alternada.
  • C quando um arremesso para uma cesta de campo é tentado por uma equipe e a bola toca o aro, um novo período de 24s (vinte e quatro segundos) de posse de bola deve ser concedido a esta equipe caso ela retome seu controle.
  • D o jogador pode permanecer dentro do “garrafão” (área restritiva) por mais de 3s (três segundos) desde que mantenha um dos pés no piso e fora dessa área.
  • E a equipe defensora tem até 10s (dez segundos) para passar da quadra de defesa para a de ataque ao ganhar o controle de uma bola viva.

Um professor de Educação Física decidiu praticar Handebol com seus alunos durante as aulas. Logo na primeira intervenção, ele os reuniu e explicou aspectos técnicos, táticos e algumas regras do jogo.
Entre as regras do Handebol, é correto afirmar que

  • A a partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de 15 minutos entre cada etapa.
  • B cada equipe é formada por seis jogadores, sendo um deles o goleiro.
  • C durante a punição de dois minutos aplicada a um jogador, este deve sair de quadra pelo tempo citado, só podendo retornar ao jogo após esse período com autorização da mesa de arbitragem.
  • D o jogador pode dar até quatro passos com a bola na mão, sem driblar, e não pode segurá-la por mais de três segundos.
  • E em caso de empate, haverá uma prorrogação com um tempo de cinco minutos.

Leia o texto a seguir.

O currículo multicultural, portanto, contribui para a construção do orgulho pelo que somos e respeito e admiração pelo que os outros são.
NEIRA, Marcos G. A Cultura Corporal Popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 1., p. 87, jan./mar. 2008. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1699/5343>. Acesso em: 16 fev. 2024.

Na perspectiva do texto, a realização de uma proposta curricular multicultural implica em

  • A abolir o currículo formal.
  • B ressignificar a cultura local.
  • C privilegiar o saber científico.
  • D levar o saber à comunidade escolar.
  • E superar a cultura dominante na escola.

Qual é a importância da dança no desenvolvimento da cultura corporal e como ela pode ser integrada ao currículo de educação física escolar?

  • A A dança contribui para o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos.
  • B A dança é importante apenas para o desenvolvimento de habilidades motoras básicas.
  • C A dança deve ser restrita a atividades extracurriculares.
  • D A dança não tem relação com a cultura corporal.
  • E A dança é importante para o condicionamento físico dos alunos.

Em uma escola que segue os princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire, os professores de educação física estão planejando um currículo que promova a conscientização crítica e a transformação social. Eles precisam escolher estratégias de ensino que se alinhem com esses princípios. Qual das opções a seguir melhor reflete essa abordagem?

  • A Desenvolver práticas corporais que discutam questões sociais, culturais e políticas.
  • B Focar exclusivamente na preparação dos alunos para competições esportivas.
  • C Implementar atividades recreativas sem contexto educativo, visando apenas o lazer.
  • D Criar um currículo fixo e padronizado que permite debates ou discussões sobre temas sociais.
  • E Ensinar técnicas esportivas avançadas sem considerar o contexto social dos alunos.