Questões de Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

“Além do desenvolvimento motor, a educação física é um componente curricular de grande importância para o desenvolvimento das habilidades sociais” (TELES, 2024).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as competências socioemocionais.

( ) Ao enfrentar desafios físicos e competições esportivas, os alunos aprendem a lidar com a pressão, a controlar suas emoções e a desenvolver uma mentalidade positiva diante de dificuldades.
( ) Podem ser entendidas como um “conjunto de habilidades que capacitam uma pessoa a gerenciar suas próprias emoções de forma eficaz e interagir de maneira positiva com os outros e com o ambiente ao seu redor.”
( ) A Educação Física deve se limitar ao desenvolvimento motor dos alunos, que é um processo contínuo que envolve a aquisição e o aperfeiçoamento das habilidades motoras ao longo da vida.
( ) É possível dizer que a abordagem fenomenológica, sociológica e cultural na Educação Física Escolar apresenta afinidades marcantes com a construção das competências socioemocionais, pois ambas valorizam o reconhecimento do indivíduo como um ser completo, cujas experiências, interações sociais e contexto cultural são elementos fundamentais.
( ) Ao promover o brincar na Educação Física, os educadores contribuem apenas para a formação de habilidades físicas. As habilidades sociais devem ser objeto do trabalho das demais unidades curriculares.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A F • F • V • V • V
  • B F • V • V • F • F
  • C F • V • V • V • F
  • D V • F • F • F • V
  • E V • V • F • V • F

As atividades de lazer na Educação Física são dispensáveis no currículo escolar, pois não contribuem significativamente para o desenvolvimento global dos alunos.

  • Certo
  • Errado

No decorrer do ensino médio, espera-se que os alunos desenvolvam algumas competências e habilidades em educação física, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Sobre as competências e habilidades em educação física, segundo os PCNs, analise as afirmativas a seguir.

I. Participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças coletivas e procurando colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs.

II. Reconhecer na convivência e nas práticas pacíficas, maneiras eficazes de crescimento coletivo, dialogando, refletindo e adotando uma postura democrática sobre os diferentes pontos de vista postos em debate.

Assinale a alternativa correta.

  • A As afirmativas I e II estão corretas.
  • B As afirmativas I e II estão incorretas.
  • C A afirmativa I está correta, e a II incorreta.
  • D A afirmativa I está incorreta, e a II correta.

A Unidade Temática Danças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental abriga as danças do Brasil e do mundo enquanto objetos de conhecimento. Procurando dialogar com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de 2018, que, entre suas ações, busca “favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas” (p.21), pode ser entendida enquanto objeto de tematização dentro da referida Unidade Temática o Maracatu. Para Furtado e Fortaleza (2023), considerado patrimônio imaterial pela prefeitura de Fortaleza através do Decreto nº 13.769 de 2016, o Maracatu trata-se de uma celebração de origem afro-brasileira que consiste em:

  • A uma dança em pares marcada pelo “dois para lá, dois para cá” que acompanha os trios instrumentais com acordeão, zambumba e triângulo
  • B uma combinação de movimentos realizados ao som do funk, incluindo o “sabará” e a “cruzada”
  • C uma dança de ritmo frenético típica do carnaval de rua do Brasil que é acompanhada por uma sombrinha colorida
  • D um cortejo, tendo como personagens os batuqueiros, os cantores e os dançarinos, cujo ponto principal é a coroação de uma rainha negra

As danças são importantes conteúdos da Cultura Corporal e unidade temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para o desenvolvimento da tematização da dança no ensino fundamental, o Coletivo de Autores (2012) sugere a abordagem de alguns fundamentos técnicos, são eles:

  • A ritmo, equilíbrio e lateralidade
  • B motricidade ampla, ritmo e esquema corporal
  • C ritmo, espaço e energia
  • D tônus, ritmo e organização espaço-temporal