Questões de Ortografia em Textos Midiáticos (Comunicação Social)

Limpar Busca

A linguagem publicitária utiliza alguns recursos estilísticos, como objetividade, concisão, adequação, originalidade, correção, coesão, coerência, precisão e clareza, além de recursos estilísticos da língua portuguesa, para chamar atenção. O nome do recurso relativo à repetição de sons em palavras diferentes denomina-se

  • A paralelismo.
  • B antítese.
  • C paronomásia.
  • D aliteração.
  • E metáfora.
Para que a informação multimidia seja atrativa e inteligível para o público é necessário que os elementos que a compõem estejam devidamente interligados. O texto, o som, as imagens e o vídeo devem estar devidamente coordenados para que o resultado seja harmonioso. Neste sentido, segundo Ramón Salaverría, alguns critérios foram criados para facilitar a correta coordenação de elementos multimédia na composição de uma informação. Assinale a alternativa correta que apresenta todos os critérios. 
  • A Compatibilidade, complementaridade, ausência de redundância, hierarquização, ponderação e adaptação
  • B Rastreamento, hipertextualização, complementaridade, adaptação, singularidade e descentralização
  • C Ausência de redundância, multiplataforma, rastreamento, hierarquização, colaboração e complementaridade
  • D Descentralização, adaptação, compatibilidade, hipertextualidade, ponderação e colaboração

Analise as construções textuais a seguir.
I- Fazem cinco anos desde que o ministro deixou a pasta. II- Não sei por que o Presidente da República faltou à coletiva de imprensa. III- Ele chegou há duas horas e partirá daqui a cinco minutos. IV- Tratam-se de documentos muito importantes para esclarecer o problema. V- A edição passada chegou atrasada, mas a dessa semana já está nas bancas.
Estão de acordo com as normas jornalísticas de estilo e de correção gramatical:

  • A I e V, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, IV e V, apenas.
  • D II e III, apenas.

O editor é figura central na estrutura das redações. NÃO representa critério jornalístico na revisão de uma matéria pelo editor:

  • A Identificar se existem erros de ortografia ou de sintaxe na matéria.
  • B Perguntar às fontes se concordam com o teor da notícia.
  • C Conferir se o lide da notícia está adequado e bem escrito.
  • D Mapear se existem imprecisões com os fatos narrados ou com o contexto.

De acordo com Squarizi (2011), marque a opção que apresenta uma palavra cujo emprego ou grafia esteja incorreto.

  • A Trabalho benfeito.
  • B Offline.
  • C Aborígine.
  • D Irascível.
  • E Em princípio, toda mudança é benéfica.