Questões de Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) (Filosofia)

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Imagine a seguinte situação hipotética: em uma escola pública, os professores estão organizando um debate sobre a natureza do poder e a formação dos governos. Durante o debate, um deles afirma que o Estado deve ser construído com base no consenso entre os cidadãos, permitindo que todos participem ativamente das decisões coletivas. Outro professor discorda, dizendo que o poder deve ser exercido em benefício da classe trabalhadora, visando à abolição da propriedade privada para promover igualdade. Um terceiro professor menciona que o poder deve se concentrar em um soberano forte para evitar a desordem, já que a natureza humana tende ao conflito. Finalmente, um quarto professor argumenta que a liberdade só pode ser preservada se o poder for dividido entre várias instituições. Com base nas ideias dos filósofos Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, Kant e Hegel, a visão de Karl Mar, resumidamente, sobre a natureza do poder e da sociedade:

  • A Sustenta que o poder deve ser dividido entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, de modo a garantir a liberdade individual e evitar o abuso de autoridade.
  • B Acredita que a sociedade deve ser organizada em torno da vontade geral, na qual os cidadãos obedecem às leis que eles próprios criaram em benefício do interesse coletivo.
  • C Argumenta que o Estado ideal é aquele que centraliza o poder em um soberano absoluto, pois sem essa centralização, a sociedade estaria em constante risco de conflitos e desordem.
  • D Defende que o poder deve ser exercido pela classe trabalhadora, com o objetivo de abolir a propriedade privada e superar as desigualdades criadas pelo sistema capitalista, resultando na construção de uma sociedade sem classes.
Houve no século XVII uma influente concepção sobre o mundo, a qual foi compartilhado por muitos filósofos do período, por exemplo, Locke. Trata-se da filosofia corpuscular mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única que se deu a tarefa de explicar, de um modo inteligível, as qualidades dos corpos. Duas características da paisagem intelectual de Locke são salientes para a compreensão de sua filosofia da ciência, uma relativa à metodologia da nova ciência e a outra relativa ao seu conteúdo. A primeira é a nova abordagem metodológica para entender o mundo natural, acompanhada por profundas mudanças nas concepções de indução e conhecimento científico e nas fronteiras disciplinares. A segunda característica saliente é a teoria científica dominante de sua época, a hipótese corpuscular da nova ciência. Com base na reflexão sobre a filosofia corpuscular mecanicista do século XVII e da visão científica de Locke em particular, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II e III apenas
  • D III e IV apenas
  • E I, II, III e IV
Hobbes e Locke são referidos como liberais clássicos em vez de conservadores porque acreditam que: 
  • A os indivíduos agem naturalmente de maneira racional e com interesse próprio
  • B os indivíduos precisam deixar o estado de natureza para serem guiados pelas leis civis
  • C os indivíduos precisam de restrição governamental apenas em relação a questões econômicas (por exemplo, propriedade)
  • D uma sociedade ou comunidade pode orientar o comportamento dos indivíduos sem governo ou leis civis

Analise a seguinte afirmação do filósofo Merleau-Ponty: “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo. O mundo já está constituído, mas também não está nunca completamente constituído”. Considerando o pensamento do filósofo e sua relação com demais pensadores sobre o tema da liberdade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. Quando o pensador fala que “nascemos do mundo”, quer dizer que, desde cedo, existe um campo aberto de possibilidades à nossa disposição, que pode nos permitir sermos livres ou não. II. Podemos compreender que o filósofo está buscando explicar o significado e o conceito de liberdade com base em dois aspectos: o da construção e o da liberdade situada. Em ambos os aspectos, o mundo abre caminhos, mas também impõem limites para a vivência da liberdade. III. Pode-se compreender a nossa existência com base em dois fundamentos: que nunca há determinismo e que nunca há escolhas absolutas, “pois nunca somos consciência nua”, algo pronto, acabado, somos seres abertos a uma infinidade de possibilidades. IV. O pensador está concordando com o pensamento de Rousseau, que afirma: “o homem no seu estado natural não é livre”, porque já nasce pronto. Segundo o filósofo, o homem é “o lobo do próprio homem”. Para ambos os pensadores, é a sociedade que torna o homem livre bondoso e virtuoso. Em outras palavras, é a sociedade que constrói a essência humana.

  • A Todas estão corretas.
  • B Todas estão incorretas.
  • C Apenas I está correta.
  • D Apenas I, II e III estão corretas.
  • E Apenas II, III e IV estão corretas.

Para o filósofo Jean Jacques Rousseau, o progresso, o nascimento da agricultura e da metalurgia foi configurando os seres humanos menos dóceis, inocentes e mais desiguais, levando alguns a possuírem mais bens do que outros. Nesse sentido, em sua reflexão sobre o tema, o filósofo afirma que a origem da desigualdade social foi estabelecida quando o homem

  • A Ao nascer, foi enrolado em um manto pela parteira, não podendo exercer a sua liberdade
  • B Em sociedade, corrompeu sua essência, o seu espírito de guerra inato à sua existência
  • C Deixou de considerar a agricultura e a agropecuária como um meio de sobrevivência e passou a considerá-las como um meio de acúmulo de bens.
  • D Associou-se espontaneamente em grupos, movido pelas paixões e sentimentos, exercendo sua liberdade e seu estado de livre-arbítrio que é inato à sua essência.
  • E Deu um passo fundamental no processo da corrupção existencial ao afirmar: “isto é meu”, o que gerou a divisão social entre ricos e pobres