Questões de Outros Transtornos (Psicologia)

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Segundo o DSM-5-TR, são características diagnósticas do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT):


I. A característica essencial do TEPT é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos.


II. Ser intimidado pode se qualificar como uma experiência do Critério A1 (Exposição a morte real ou ameaçada, lesão grave ou violência sexual) quando houver uma ameaça crível de dano grave ou violência sexual.


III. Uma doença com risco de vida ou condição médica debilitante é necessariamente considerada um evento traumático.


IV. O indivíduo pode experimentar estados dissociativos que normalmente são de longa duração, durante os quais os componentes do evento são revividos e o indivíduo se comporta como se o evento estivesse ocorrendo naquele momento.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Segundo o DSM-5, a categoria diagnóstica dos transtornos da comunicação inclui os seguintes transtornos:

  • A Transtorno do Espectro Autista – Transtorno da Fluência com início na infância – Transtorno Opositivo-Desafiador.
  • B Transtorno da linguagem – Transtorno da Fluência com início na infância – Transtorno da Comunicação Social (Pragmática).
  • C Transtorno do Espectro Autista – Transtorno da Linguagem – Transtorno Opositor-Desafiador.
  • D Transtorno de Tique – Gagueira – Transtorno de Ansiedade.
  • E Transtorno Delirante – Transtorno de Linguagem – Gagueira.

Tereza é uma professora universitária aposentada de 63 anos, viúva, filhos adultos e independentes, que mora sozinha. Há um mês, Tereza sente que vem perdendo o interesse em sair com os amigos, não tem mais vontade de se arrumar, se sente vazia e sem propósitos na vida e chega a pensar que seria bom se fosse dormir e não acordasse mais.

De acordo com o DSM-5, é possível identificar em Tereza um quadro de

  • A luto patológico.
  • B transtorno bipolar misto.
  • C demência senil.
  • D fobia social.
  • E transtorno depressivo maior.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudicados de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização acarretam incapacidade de permanecer na tarefa, parecendo não ouvir, e perda de materiais necessários para as tarefas, em níveis inconsistentes com a idade ou nível de desenvolvimento. A hiperatividade-impulsividade envolve hiperatividade, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão nas atividades de outras pessoas e incapacidade de esperar – sintomas excessivos para a idade ou nível de desenvolvimento. Na infância (DSM-5-TR, 2022), o TDAH frequentemente se sobrepõe:

  • A aos transtornos, desafiador de oposição e transtorno de conduta.
  • B ao transtorno do espectro do autismo sem linguagem ou deficiência intelectual.
  • C ao transtorno da comunicação social com deficiência intelectual.
  • D aos transtornos do desenvolvimento intelectual e de comunicação.

O CID-10 fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. Assinale a alternativa que corresponde à categorização, segundo o CID-10, referente aos transtornos globais do desenvolvimento.

  • A D50.
  • B B37.
  • C M41.
  • D F84.
  • E R55.