Questões de Padrões de Arquiteturas Corporativas (Arquitetura de Software)

Limpar Busca
O W3C publica recomendações que são consideradas padrões da web, desenvolvendo especificações técnicas para maximizar o consenso, garantir a qualidade, obter endosso e adoção dos padrões pelos membros do W3C e pela comunidade em geral. Sobre tal padrão em questão, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Busca atender à acessibilidade, privacidade, segurança e internacionalização.
  • B A nota W3C, de 6 de novembro de 2000, recomenda a utilização de nomes para identificar uma cor.
  • C Pode ser implantado em alguns conceitos da web como renderização de páginas e ferramentas de auditoria
  • D A nota sobre técnicas CSS para diretrizes de acessibilidade de conteúdo da web 1.0 recomenda a utilização da unidade “em” para definir tamanhos de fonte.

Referente à arquitetura de aplicações web, diz-se que elas descrevem a estrutura interna e interações entre seus componentes, bancos de dados e sistemas externos. Apresentam, em geral, dois tipos mais comuns de aplicações, um deles é o modelo mais simples de aplicação web, em que o site retorna o mesmo conteúdo que está salvo no servidor sempre que uma determinada página é solicitada. Essa é a arquitetura de aplicações:

  • A Dinâmicas.
  • B Completas.
  • C Estáticas.
  • D Ágeis.
  • E MVC.

Com relação à interoperabilidade de sistemas, julgue o item a seguir.

No padrão MVC, o controller é responsável por gerenciar o comportamento dos dados por meio de funções e regras de negócio predefinidas.

  • Certo
  • Errado

Com relação a portais corporativos, assinale a opção que apresenta o mecanismo de busca no qual os documentos são ajuntados e relacionados, formando clusters de informações relacionadas e permitindo aos usuários a visualização dos resultados de forma gráfica.

  • A buscas em linguagem natural
  • B buscas por afinidade
  • C buscas com mapeamento visual
  • D buscas contextualizadas

A estruturação correta é fundamental para o bom funcionamento de um help desk. Sobre sistemas de help desk, pode-se afirmar que

  • A a elaboração de um catálogo de serviços é desnecessária quando se utiliza um sistema informatizado.
  • B correio eletrônico não é uma forma de solicitação compatível com sistemas de help desk.
  • C deve-se rejeitar solicitações que venham através de canais não formalizados e não autorizados para recebê-las.
  • D na elaboração de um catálogo de serviços deve-se usar somente termos técnicos da área de TI, a fim de se evitar entendimentos incorretos.
  • E níveis de aceitação de serviço não precisam ser estipulados quando se utiliza um sistema informatizado.