Questões de Padrões de projeto (Design Patterns) (Arquitetura de Software)

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Domain-Driven Design (DDD) é uma abordagem para o desenvolvimento de software que enfatiza a colaboração entre desenvolvedores e especialistas do domínio para criar soluções de software que são fortemente alinhadas com as necessidades e complexidades do domínio do problema.
Assinale a opção que melhor descreve o conceito central de Domain-Driven Design (DDD).

  • A Domain-Driven Design (DDD) foca na criação de interfaces de usuário sofisticadas e interativas para melhorar a experiência do usuário.
  • B Domain-Driven Design (DDD) é uma abordagem que se concentra na modelagem e na solução de problemas complexos por meio da colaboração estreita com especialistas do domínio e da construção de um modelo de domínio rico e expressivo.
  • C Domain-Driven Design (DDD) prioriza a eficiência na performance do banco de dados ao criar modelos de dados altamente normalizados e otimizados.
  • D Domain-Driven Design (DDD) enfatiza o uso de frameworks e bibliotecas de terceiros para acelerar o desenvolvimento de software.
  • E Domain-Driven Design (DDD) se concentra principalmente na implementação de testes automatizados para garantir a qualidade do código.

Natália está desenvolvendo um sistema financeiro, no qual os documentos podem receber diferentes tipos de tratamento, e pretende tirar proveito dos padrões de desenvolvimento. Para tratar os documentos, ela criou diversos processos, que serão colocados em uma fila. Assim, o documento passa por um dado processo da fila, é tratado e enviado para o processo seguinte.
Adotando essa estratégia, Natália usou o padrão de desenvolvimento denominado:

  • A Chain of Responsibility;
  • B Prototype;
  • C Decorator;
  • D Abstract Factory;
  • E Factory Method.

Um sistema distribuído tem como objetivo coletar e distribuir dados meteorológicos para um conjunto de usuários. Para tal, foram empregados pelo desenvolvedor dois padrões de design:

Padrão (1): Criação de uma classe com apenas uma instância, responsável por controlar o acesso a um determinado sensor operado por equipes técnicas remotas.
Padrão (2): Definição de um objeto principal, de forma que todos os usuários dependentes são notificados e atualizados em tempo real.

Assinale a opção que indica os padrões de design (1) e (2), respectivamente.

  • A Singleton e Heritage.
  • B Strategy e Composite.
  • C Strategy e Observer.
  • D Singleton e Observer.
  • E Builder e Factory.

No contexto de Projetos Orientados a Objetos, padrões de design são soluções generalizadas para problemas comuns de design de software.

Considere uma situação em que um desenvolvedor foi incumbido de elaborar um sistema de criação de documentos de diversos formatos, como Texto, Planilha e Apresentação, a serem definidos com base nos comandos do usuário.

Para lidar com esses requisitos, o padrão de design de software mais adequado seria o

  • A Singleton.
  • B Factory Method.
  • C Heritage.
  • D Builder.
  • E Strategy.

Um sistema distribuído tem como objetivo coletar e distribuir dados meteorológicos para um conjunto de usuários. Para tal, foram empregados pelo desenvolvedor dois padrões de design:

Padrão (1): Criação de uma classe com apenas uma instância, responsável por controlar o acesso a um determinado sensor operado por equipes técnicas remotas.
Padrão (2): Definição de um objeto principal, de forma que todos os usuários dependentes são notificados e atualizados em tempo real.

Assinale a opção que indica os padrões de design (1) e (2), respectivamente.

  • A Singleton e Heritage.
  • B Strategy e Composite.
  • C Strategy e Observer.
  • D Singleton e Observer.
  • E Builder e Factory.