Questões de Papéis e Responsabilidades do Tradutor-intérprete (Libras)

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Relacione abaixo as características em relação às diferenças do trabalho do tradutor e intérprete com línguas orais e de sinais, baseadas em Rodrigues e Burgos (2001).


Coluna 1 Intérprete


1. de Língua Oral

2. de Língua de Sinais


Coluna 2 Características


( ) Seus clientes são prioritariamente da mesma região, comunidade, cidade ou do mesmo país.


( ) De modo geral, atua em situações oficiais e de conferência com línguas de prestígio.


( ) Nos eventos de conferência fica, na maior parte do tempo, em cabines, sem exposição.


( ) Atua especialmente com questões particulares, profissionais, sociais e educacionais de seus clientes.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 • 2 • 2 • 1
  • B 1 • 2 • 2 • 2
  • C 2 • 1 • 1 • 1
  • D 2 • 1 • 1 • 2
  • E 2 • 2 • 1 • 2

A regulamentação da profissão do tradutor e intérprete da libras foi uma conquista importante da comunidade surda, tendo como principal objetivo:

  • A Garantir a comunicação de qualidade entre surdos e ouvintes na comunidade ouvinte.
  • B Contribuir para o reconhecimento e valorização profissional do intérprete.
  • C Incentivar a atuação de tradutores sem formação.
  • D Propiciar o acesso à profissão aos sujeitos surdos.
  • E Beneficiar a comunidade ouvinte, permitindo a comunicação.

Julgue o item que se segue.

Cabe ao profissional intérprete de LIBRAS realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, observando-se alguns aspectos: confiabilidade, parcialidade e discrição.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue.

Se tratanto de casos legais, fica o intérprete de LIBRAS responsável por informar a corte que a interpretação literal não é possível, sendo feita uma paráfrase do que é dito ao surdo e o que o surdo está dizendo à corte.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue.

O professor intérprete de LIBRAS atua como mediador dentro da sala da aula, transmitindo os conteúdos diretamente ao aluno surdo. Dessa forma, o professor regular é isolado do processo educacional, não participando das relações de inclusão do aluno surdo no meio educacional.

  • Certo
  • Errado