Questões de Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo (Pedagogia)

Limpar Busca

O princípio curricular mobilizado para instigar o estudante a ultrapassar o senso-comum e construir formas mais elaboradas de pensamento é denominado

  • A fruição da cultura corporal.
  • B instrumentalização do saber.
  • C problematização da prática social.
  • D uso e apropriação do conhecimento.
  • E confronto e contraposição de saberes.

A escola modela o comportamento humano na tendência liberal tecnicista através de técnicas específicas. Neste norte, marque a alternativa que apresenta um exemplo dessa afirmação.

  • A Os conteúdos são estabelecidos e ordenados numa sequência lógica e psicológica por especialistas.
  • B Os conteúdos são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
  • C A aprendizagem se dá através da codificação-decodificação e problematização de uma situação.
  • D A aula começa pela constatação da prática real, seguindo da consciência dessa prática no sentido de referi-la aos termos do conteúdo proposto.
  • E Vai da ação à compreensão e da compreensão à ação e seu conteúdo além de ser ensinado, deve ser ligado à sua significação humana e social.

Julgue o item a seguir. 


No início do século XX, na Itália, encontramos a experiência da Dra. Maria Montessori, com suas afamadas “Casa dei Bambini”, ou “Casa da Criança”, cuja concepção pedagógica foi influenciada pelos métodos condicionantes e comportamentalistas.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir.


O currículo humanista tem como base teórica a tendência denominada Escola Nova, a qual defende que o currículo necessita levar em consideração a realidade dos alunos, ou seja, é um currículo que busca a construção do conhecimento mediante uma abordagem mais sensibilizada com a situação do estudante, colocando o professor em papel de destaque.

  • Certo
  • Errado