Questões de Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Considerando que a Educação Infantil é um direito de todas as crianças e dever do Estado, assinale a alternativa correta em relação à obrigatoriedade da matrícula das crianças nessa etapa.

  • A É obrigatória para crianças a partir de 4 anos na Escola Básica.
  • B É obrigatória desde 6 meses de idade na Escola Básica.
  • C É opcional desde o nascimento e obrigatória a partir dos 5 anos do Ensino Fundamental.
  • D É opcional a partir de 1 ano de idade e obrigatória a partir dos 3 anos na Escola Básica.
  • E É obrigatória somente a partir dos 6 anos.

Conforme Fochi (2016), analise o trecho abaixo:

“É uma forma de produzir conhecimento sobre a Educação Infantil, a partir da oportunidade de aprender a olhar as experiências das crianças na escola e evidenciar o papel da criança no processo educativo, convidando a reposicionar o papel do professor e a construir um contexto educativo de qualidade”.

O trecho acima se refere:

  • A Ao currículo.
  • B À brincadeira.
  • C Aos campos de experiência.
  • D Ao brincar heurístico.
  • E À documentação pedagógica.

De acordo com Art. 31 da lei 9.394/96, a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns, exceto:

  • A Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
  • B Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
  • C Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
  • D Controle de frequência pela instituição de educação básica, exigida a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) do total de 800 de horas.
  • E Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

De acordo com a concepção que norteia os parâmetros de qualidade na educação infantil, é correto afirmar que

  • A os tipos de interação devem ser definidos conforme o contexto individual.
  • B o assistencialismo é condição preponderante para o atendimento das especificidades das crianças.
  • C é importante restringir as iniciativas espontâneas das crianças nos diferentes espaços institucionais.
  • D o conceito de igualdade de oportunidades educativas deve ser relativizado.
  • E as crianças precisam de auxílio nas atividades que não possam realizar sozinhas.