Questões de Parnasianismo (Literatura)

Limpar Busca

Considerando a leitura do poema apresentado e os aspectos da obra de Olavo Bilac, assinale a opção correta.

  • A O poema ilustra o estilo parnasiano, contemporâneo ao Realismo/Naturalismo, e tematiza o árduo trabalho dos operários da época, conforme o emprego de palavras e expressões como “Trabalha” (v. 4), “trama’ (v. 6), “construa” (v. 6), “templo grego” (v. 8), “fábrica” (v. 9), “andaimes do edifício” (v. 11).
  • B O tema artístico do poema expõe a adesão do poeta ao estilo parnasiano, cujo lema — “Arte pela arte” — é explorado por meio da metalinguagem, ou seja, o tema do poema é a construção de um poema segundo o ideal de perfeição estética da poesia parnasiana.
  • C Na primeira estrofe, por meio do emprego do vocativo “Beneditino” (v. 2) e do polissíndeto (v.4), o poeta elege o interlocutor dos seus versos e valoriza o trabalho do monge, incansável, mas pouco valorizado, nas ruas da cidade.
  • D Na segunda estrofe, a construção do “templo grego”, rico e sóbrio, ambienta o poema no cotidiano da Antiguidade greco-romana para simbolizar o resgate dos valores clássicos da arte defendida na poesia parnasiana.
  • E Na última estrofe, a “simplicidade” (v.14), valorizada na antítese entre “Arte pura” e “artifício” (v.13), é defendida pelo poeta como a representação da realidade da vida na poesia, sem os sentimentalismos ou os exageros que marcaram o Romantismo.

Julgue o item a seguir.


O parnasianismo está situado em um contexto histórico paralelo ao naturalismo e ao realismo, porém sua proposta teórica parte de uma ideia completamente distinta do que acontecia nas outras escolas literárias. Os parnasianos se dedicaram à perfeição formal e estética de seus textos, deixando de lado a realidade cotidiana e os conflitos sociais, econômicos ou políticos que se passavam no mundo.

  • Certo
  • Errado
A partir das características fornecidas no texto a seguir, assinale a alternativa correta em relação ao movimento literário.
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.
  • A Barroco.
  • B Arcadismo.
  • C Realismo.
  • D Modernismo.
  • E Parnasianismo.

A "arte pela arte" é o mote principal do movimento. Nesse período os valores estiveram essencialmente voltados para a estética poética, como a métrica, as rimas e a versificação. Dessa maneira, houve uma forte preferência pelas formas fixas, por exemplo, o soneto. Os escritores que se destacaram nesse período: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
(Extraído do Site “Toda Matéria”. Literatura Brasileira, por Daniela Diana).  

A que movimento literário o trecho faz referências:  

  • A Naturalismo.
  • B Parnasianismo.
  • C Simbolismo.
  • D Modernismo.

Tendo como referência o texto acima, de Antonio Candido, julgue o item, relativo à teoria literária e à literatura brasileira.

Com proximidade tanto cronológica quanto ideológica do projeto estético do Parnasianismo de Olavo Bilac, a linguagem de Antonio Candido, em Direito à Literatura, revela-se erudita e em defesa da fruição da literatura para que todos tenham direito a textos literários bem escritos e, assim, escrevam melhor.

  • Certo
  • Errado