Questões de Partes do documento no Padrão Ofício (Redação Oficial)

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Analise as afirmativas abaixo com relação à redação oficial e considerando a estrutura do texto do documento no padrão ofício. 


1. Nos casos em que o ofício não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introdução, em que é apresentado o objetivo da comunicação; desenvolvimento, em que o assunto é detalhado e conclusão, em que é afirmada a posição sobre o assunto.


2. Nos casos em que o ofício seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introdução, em que é apresentado o objetivo da comunicação; desenvolvimento, em que o assunto é detalhado e conclusão, em que é afirmada a posição sobre o assunto.


3. Nos casos em que o ofício seja usado para encaminhamento de documentos, caso a remessa tenha sido solicitada, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introdução, que deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento e como opcional, o desenvolvimento. 


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

São partes do documento padrão: Cabeçalho, Identificação do expediente, Local e data do documento, Endereçamento, Assunto, Texto do documento, Fechos para comunicações, Identificação do signatário, Numeração das páginas.

De acordo com o Manual de Redação Oficial – 3ª edição, as partes do documento padrão apresentada no texto em destaque, é:

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Mensagem.
  • B Ofício.
  • C Memorando.
  • D Portaria.
  • E Convite.

Assinale a alternativa que apresenta norma correta de redação do padrão ofício, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. 

  • A O endereçamento menciona o nome do destinatário; o cabeçalho consta no topo de todas as páginas do documento.
  • B O texto prescinde de formalidade; o endereçamento é feito no final de todas as páginas do documento.
  • C “Respeitosamente” é a palavra usada quando o destinatário é hierarquicamente superior; o conteúdo do documento é sucinto e vem precedido da palavra “Assunto”.
  • D O documento exige vocativo; o nome do mês, na datação, é grafado com letra maiúscula.

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018), o documento no padrão ofício deve conter as seguintes partes, de acordo com a ordem em que cada elemento aparece nele:

  • A Cabeçalho, Endereçamento, Destinatário, Assunto, Vocativo, Texto do Documento, Fechos para Comunicações, Identificação do Signatário, Saudação, Numeração das Páginas.
  • B Cabeçalho, Identificação do Expediente, Local e Data do Documento, Endereçamento, Assunto, Texto do Documento, Fechos para Comunicações, Identificação do Signatário, Numeração das Páginas.
  • C Cabeçalho, Local e Data do Documento, Identificação do Expediente, Endereçamento, Assunto, Texto do Documento, Identificação do Signatário Fechos para Comunicações, Numeração das Páginas.
  • D Local e Data do Documento, Identificação do Expediente, Endereçamento, Assunto, Vocativo, Texto do Documento, Fechos para Comunicações, Identificação do Signatário.

O Manual de Redação da Presidência da República estabelece normas e diretrizes para a produção de documentos oficiais. Assinale a alternativa que está de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República:

  • A Na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos "substituto" e "interino", sendo o primeiro utilizado quando alguém é nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância, e, o segundo, aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento ou impedimentos legais ou regulamentares dos titulares.
  • B Na identificação do signatário, é vedada a utilização dos termos "substituto" ou "interino", considerando que os termos são ofensivos aos cargos, sendo irrelevante a condição da pessoa que o ocupa.
  • C Na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos "interino" e "substituto", sendo o primeiro utilizado quando alguém é nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância, e, o segundo, aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento ou impedimentos legais ou regulamentares dos titulares.
  • D Na identificação do signatário, é vedada a utilização dos termos "substituto", considerando que o termo é ofensivo ao cargo, sendo irrelevante a condição da pessoa que o ocupa, apenas permitindo-se a utilização do termo "interino" que representa a condição de transitoriedade do cargo.