Questões de Partes do documento no Padrão Ofício (Redação Oficial)

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Analise as afirmativas abaixo com relação à redação oficial e considerando a estrutura do texto do documento no padrão ofício. 


1. Nos casos em que o ofício não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introdução, em que é apresentado o objetivo da comunicação; desenvolvimento, em que o assunto é detalhado e conclusão, em que é afirmada a posição sobre o assunto.


2. Nos casos em que o ofício seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introdução, em que é apresentado o objetivo da comunicação; desenvolvimento, em que o assunto é detalhado e conclusão, em que é afirmada a posição sobre o assunto.


3. Nos casos em que o ofício seja usado para encaminhamento de documentos, caso a remessa tenha sido solicitada, o expediente deve conter a seguinte estrutura: introdução, que deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento e como opcional, o desenvolvimento. 


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

São partes do documento padrão: Cabeçalho, Identificação do expediente, Local e data do documento, Endereçamento, Assunto, Texto do documento, Fechos para comunicações, Identificação do signatário, Numeração das páginas.

De acordo com o Manual de Redação Oficial – 3ª edição, as partes do documento padrão apresentada no texto em destaque, é:

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Mensagem.
  • B Ofício.
  • C Memorando.
  • D Portaria.
  • E Convite.

Assinale a alternativa que apresenta norma correta de redação do padrão ofício, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. 

  • A O endereçamento menciona o nome do destinatário; o cabeçalho consta no topo de todas as páginas do documento.
  • B O texto prescinde de formalidade; o endereçamento é feito no final de todas as páginas do documento.
  • C “Respeitosamente” é a palavra usada quando o destinatário é hierarquicamente superior; o conteúdo do documento é sucinto e vem precedido da palavra “Assunto”.
  • D O documento exige vocativo; o nome do mês, na datação, é grafado com letra maiúscula.

Quais são, respectivamente, os componentes do documento padrão ofício que se apresentam na figura abaixo? 



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Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleggetter/documento?dm=8118146&ts=1596663511921&disposition=inline. Acesso em: 05 mai. 2024.

  • A Identificação do expediente, local e data do documento e identificação do signatário.
  • B Fechos para comunicações, local e data do documento e identificação do signatário.
  • C Fechos para comunicações, endereçamento e texto do documento.
  • D Identificação do expediente, local e data do documento e endereçamento.
  • E Endereçamento, local e data do documento e assunto.

Na redação oficial, o endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. As alternativas abaixo indicam os elementos que devem compor o endereçamento e suas respectivas características. Assinale a alternativa incorreta:

  • A Vocativo: na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente.
  • B Nome: nome do destinatário do expediente.
  • C Cargo: cargo do destinatário do expediente.
  • D Endereço: endereço postal de quem receberá o expediente, dividido em três linhas, sendo a primeira a indicação da localidade do destinatário do expediente; na segunda linha, cidade e estado; e na terceira linha o CEP.
  • E Alinhamento: à margem esquerda da página.