Questões de Patrimônio Cultural da Humanidade (Turismo)

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Cidade de significativa vocação turística, Olinda tem no período carnavalesco seu momento alto. Durante as festas de Momo, o sítio histórico da cidade recebe milhões de foliões, que sobem e descem as ladeiras acompanhando agremiações que expressam a diversidade cultural pernambucana, ao mesmo tempo em que contemplam os monumentos e a paisagem que rendem à cidade prestígio e títulos de reconhecimento de seu patrimônio natural e cultural.

Leia as afirmativas abaixo, a respeito da relação entre turismo e patrimônio cultural e natural na cidade:

I. O processo de tombamento da tapioca como patrimônio cultural de Olinda possibilitou investimentos na estrutura física do Alto da Sé, reduto das tapioqueiras e local de inegável relevância turística para a cidade.

II. Além das instâncias municipal e estadual, o sítio histórico de Olinda é tombado em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

III. O carnaval de Olinda não pode ser considerado um como atrativo cultural, pois, apesar de atrair grande volume de pessoas, a maior parte dos visitantes não chega a adentrar nos museus, igrejas, casarios e outras edificações que formam o conjunto monumental da cidade.

IV. São reconhecidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco o coco de roda, o afoxé, o frevo e até o modo de preparar comidas tradicionais, como a tapioca, o bolo de rolo e o bolo Souza Leão. Entretanto, pessoas – como a líder religiosa Mãe Beth de Oxum e a mestra de coco e pastoril Ana Lúcia Nunes, por exemplo – não podem receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, pois esta comenda é reservada aos saberes e fazeres e não aos indivíduos.

V. O Horto d’ El Rey é um dos primeiros jardins botânicos do país, e, com o intuito de reconhecer e proteger esta e outras áreas verdes existentes na cidade, foi instituído um decreto municipal que confere a Olinda o título de Cidade Ecológica.


Estão CORRETAS apenas

  • A II e IV.
  • B III e V.
  • C II e V.
  • D I, II e V.
  • E I, III e IV.

Em 1989, a Unesco lançou o documento intitulado “Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular”, considerado o embrião da noção de patrimônio imaterial, e gerou um debate global a respeito da patrimonialização das diferenças. Naquele contexto, o intelectual malinês Amadou Hampâté Bâ reivindicava a urgência de medidas de proteção para as culturas de tradição oral, afirmando que: “na África, cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”.
A Recomendação de 1989 constituiu o embrião da noção de patrimônio imaterial, pois enfatizou

  • A a afirmação do paradigma da diversidade cultural, especialmente da valorização da cultura chinesa milenar, como crítica ao etnocentrismo.
  • B a particularidade e a importância das tradições orais e populares, como partes integrantes do patrimônio cultural da cultura vivente.
  • C a salvaguarda das culturas tradicionais e populares, como uma forma específica de proteção a patrimônios individuais, técnicos, científicos e artísticos.
  • D a adesão a processos de patrimonialização, desde que orientados prioritariamente por uma visão histórica e artística universal e civilizatória.
  • E a proteção das tradições e dos bens culturais populares, definidos como bens móveis e imóveis de grande importância para o patrimônio cultural.
Em relação aos aspectos socioculturais e ambientais no turismo, assinale a alternativa correta.
  • A O impacto cultural está associado a mudanças imediatas e define aquelas que ocorrem na estrutura social local, na qualidade de vida, nas relações sociais e na adaptação nas comunidades de destino ao turismo
  • B Os impactos socioculturais resultam, das relações sociais que se estabelecem entre os residentes e os visitantes. A intensidade e forma desses impactos variam dependendo do tipo do visitante, das diferenças culturais entre os grupos, do grau de adaptação dos visitantes e dos costumes locais
  • C O impacto social do turismo categoriza mudanças mais graduais e processuais que vão ocorrendo à medida que o turismo se desenvolve
  • D No aspecto social, o turismo contribui para preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural

Na convenção sobre as medidas a serem adotadas para proibir e impedir a importação, exportação, transportação e transferência de propriedades ilícitas dos bens culturais, estabelecida pelo Decreto nº 72.312/1973, os Estados Partes presentes nesta convenção reconhecem que fazem parte do patrimônio cultural de cada Estado os bens pertencentes a cada uma das seguintes categorias, exceto bens culturais

  • A achados no território nacional.
  • B adquiridos por missões arqueológicas, etnológicas ou ciências naturais com o consentimento das autoridades competentes do país de origem dos referidos bens.
  • C que hajam sido objeto de um intercâmbio livremente acordado.
  • D recebidos a título gratuito ou comprados com ou sem o consentimento das autoridades competentes do país de origem dos referidos bens.
  • E criados pelo gênio individual ou coletivo de nacionais do Estado em questão, e bens culturais de importância para o referido Estado criados, em seu território, por nacionais de outros Estados ou por apátridas residentes em seu território.

De acordo com o Estatuto de Museus, Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009, em seu Art. 2º, é um dos princípios fundamentais dos museus:

  • A a promoção da identidade nacional.
  • B o incremento do turismo local.
  • C a avaliação de possibilidades de acesso de pessoas com deficiência.
  • D a valorização da dignidade humana.
  • E o cumprimento da sua função econômica.