Questões de Patrocínio (Comunicação Social)

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A Autoridade Portuária de Santos (APS), divulgou, no dia 11 de janeiro de 2024, o Regulamento da Chamada Permanente de Projetos de Patrocínio Mercadológicos, com o objetivo de “selecionar projetos que contribuam para as relações ________ e de ________ da APS, para o avanço ________ e divulgação das melhores práticas do setor, ou que de outra forma desenvolvam mercadológica, técnica ou ________ o Porto Organizado de Santos”.
As palavras que completam, correta e respectivamente, o texto são:

  • A comerciais ... mercado ... tecnológico ... cientifica- mente
  • B comerciais ... cabotagem ... tecnológico ... cientifica- mente
  • C internas ... mercado... tecnológico ... cientificamente
  • D comerciais ... mercado ... náutico ... cientificamente
  • E comerciais ... mercado ... tecnológico ... industrialmente
Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
  • A Storytelling é inadequado nesse caso, pois o foco deve ser exclusivamente nas características técnicas do produto
  • B O storytelling é usado para criar uma narrativa envolvente que ajuda a estabelecer uma conexão emocional entre a marca e os consumidores
  • C A função do storytelling é apenas entreter os consumidores, não influenciando diretamente na percepção da marca
  • D O storytelling é útil apenas em campanhas digitais; mas, nos anúncios impressos, não tem impacto significativo
  • E O storytelling deveria estar limitado a estratégias de relações públicas, não sendo relevante para campanhas publicitárias

O posicionamento de marca mais forte é construído ao redor de crenças e valores simbólicos do consumidor.

Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

Tendo em vista a afirmação dos autores, no momento da criação das marcas, as organizações precisam tomar decisões acerca dos seguintes aspectos:


  • A ícones, personagem e investimento
  • B nome, patrocínio e desenvolvimento
  • C diferencial de mercado, estilo e gimmick
  • D composto de preço, logística e estratégia

Na captação de recursos por meio da Lei Rouanet, a empresa doadora recebe que tipo de benefício?

  • A Dedução fiscal
  • B Lucro compartilhado
  • C Prioridade na restituição fiscal
  • D Renda total dos ingressos vendidos
  • E Exclusividade contratual permanente

Para driblar a saturação, muitas empresas apresentam uma nova fusão de propaganda e entretenimento, conhecida como Madison & Vine.
Assinale a opção que mostra as duas formas principais que ela pode assumir.

  • A Patrocínio de comédias e comerciais de exibição única.
  • B Infotainment e slice of life.
  • C Musical e testemunhal.
  • D Advertainment e entretenimento de marca.
  • E Teaser e envolvingad.