Leia o texto a seguir.
Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler. São Paulo: Ed Cortez, 1989. p. 20.
Partindo da perspectiva de ensino proposta por Paulo Freire,
- A a educação é um processo individual e único. O professor participa somente como uma figura ilustrativa desse processo.
- B o alfabetizador e o alfabetizando participam de forma indireta da construção do conhecimento que deve ser absorvido pelo estudante.
- C o alfabetizador e o alfabetizando, ao pegarem, por exemplo, um objeto, como laço agora com o que tenho entre os dedos, sentem o objeto, percebem o objeto sentido e são capazes de expressar verbalmente o objeto sentido e percebido.
- D a relação estática entre alfabetizador e alfabetizando é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização.
- E o alfabetizando deve aprender com livros e excelentes referências, independente do trabalho desenvolvido pelo professor e pela escola.