Questões de Paulo Freire (Pedagogia)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.

Me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler. São Paulo: Ed Cortez, 1989. p. 20.

Partindo da perspectiva de ensino proposta por Paulo Freire,

  • A a educação é um processo individual e único. O professor participa somente como uma figura ilustrativa desse processo.
  • B o alfabetizador e o alfabetizando participam de forma indireta da construção do conhecimento que deve ser absorvido pelo estudante.
  • C o alfabetizador e o alfabetizando, ao pegarem, por exemplo, um objeto, como laço agora com o que tenho entre os dedos, sentem o objeto, percebem o objeto sentido e são capazes de expressar verbalmente o objeto sentido e percebido.
  • D a relação estática entre alfabetizador e alfabetizando é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização.
  • E o alfabetizando deve aprender com livros e excelentes referências, independente do trabalho desenvolvido pelo professor e pela escola.

Leia o trecho a seguir.


“Não há docência sem discência.”


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 25. 



Compreender a natureza das relações que tem curso em um processo formativo é essencial para a docência. Paulo Freire é um autor que discute com muita propriedade a questão, como bem resume a citação destacada. Com base nas reflexões de Paulo Freire, “não há docência sem discência” porque

  • A o professor, quando ensina, o faz sempre na presença dos discentes, de modo que os docentes devem necessariamente considerar os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
  • B o ensino é um processo complexo e multifacetado, no qual as normas institucionais, o currículo, as condições da escola e sua infraestrutura são determinantes para o êxito dos educandos.
  • C o ato de ensinar, no processo pedagógico, institui aprendizados mútuos aos que formam e aos que estão sendo formados, por isso o professor aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
  • D os indivíduos, em uma escola ou em um espaço educativo qualquer no qual estão na condição de aprendizes, sabem mais do que aqueles que ensinam, pois os primeiros possuem experiência, enquanto os últimos, limitam-se à teoria.
  • E os professores, ao desenvolverem sua prática profissional, aplicam os conhecimentos que adquiriram em sua formação inicial e com isso podem contornar as dificuldades presentes no processo pedagógico.

Leia o texto a seguir.

Certa vez, numa escola da rede municipal de São Paulo que realizava uma reunião de quatro dias com professores e professoras de dez escolas da área para planejar em comum suas atividades pedagógicas, visitei uma sala em que se expunham fotografias das redondezas da escola. Fotografias de ruas enlameadas, de ruas bem postas também. Fotografias de recantos feios que sugeriam tristeza e dificuldades. Fotografias de corpos andando com dificuldade, lentamente, alquebrados, de caras desfeitas, de olhar vago. Um pouco atrás de mim dois professores faziam comentários em torno do que lhes tocava mais de perto. De repente, um deles afirmou: “Há dez anos ensino nesta escola. Jamais conheci nada de sua redondeza além das ruas que lhe dão acesso. Agora, ao ver esta exposição de fotografias que nos revelam um pouco de seu contexto, me convenço de quão precária deve ter sido a minha tarefa formadora durante todos estes anos. Como ensinar, como formar sem estar aberto ao contorno geográfico, social, dos educandos?”

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 154.


O trecho foi retirado do livro Pedagogia da autonomia, de autoria de Paulo Freire. O referido trecho assinala um aspecto marcante da concepção freiriana de educação ao passo que destaca uma situação cotidiana no exercício da docência. Com base nessa concepção de educação e no que traz o trecho em destaque, a atuação dos educadores exige um

  • A conhecimento que vai além da ordem intelectual, compreendendo ainda uma postura ética e didaticamente consciente que ensinar envolve considerar a importância do contorno ecológico, social e econômico no qual educandos e educadores vivem e trabalham.
  • B modo muito específico de orientação da prática profissional, pois largamente balizada e validada pela intuição dos educadores ao sabor dos eventos que tem lugar no curso do desenvolvimento do seu trabalho na escola.
  • C raciocínio crítico e uma postura reflexiva, notadamente e porque se deve separar claramente aquilo que é de ordem contextual e de natureza socioeconômica daquilo que é o trabalho pedagógico realizado pela escola e por cada um de seus professores.
  • D posicionamento explícito a favor de uma educação que privilegie os conteúdos de ensino das diferentes matérias escolares, visto que é pela apropriação desses conteúdos que os alunos estarão habilitados ao ingresso no ensino superior.
  • E exercício contínuo de ação-reflexão-ação que exige secundarizar o conhecimento propriamente escolar e privilegiar os saberes, práticas e ritos da comunidade em que os educandos estão inseridos, vivem e trabalham.

Um dos maiores educadores brasileiros, propôs uma metodologia de ensino baseada na conscientização e no diálogo. Qual é a característica fundamental da educação libertadora?

  • A Transmissão de conhecimentos de forma unidirecional.
  • B Diálogo e problematização da realidade dos educandos.
  • C Uso exclusivo de tecnologias educacionais avançadas.
  • D Foco na memorização de conteúdos teóricos.
  • E Avaliação padronizada e centralizada.

No contexto das concepções de educação e escola, Paulo Freire é um dos principais autores que discute a relação entre educação e liberdade. Em sua obra "Pedagogia do Oprimido", Freire propõe uma pedagogia que vá além da simples transmissão de conhecimento, enfatizando a importância do diálogo e da conscientização dos educandos. Segundo Freire, qual das seguintes afirmações melhor descreve a concepção de educação libertadora?

  • A A educação libertadora consiste na memorização de conteúdos e na preparação dos estudantes para os exames.
  • B A educação libertadora se baseia na criação de um ambiente escolar altamente disciplinado e autoritário, onde os alunos são passivos receptores de conhecimento.
  • C A educação libertadora promove a construção do conhecimento de forma coletiva e dialógica, onde os educandos são incentivados a questionar e transformar a realidade ao seu redor.
  • D A educação libertadora defende a adoção de um currículo único, que deve ser seguido rigorosamente por todas as escolas para garantir a igualdade de ensino.
  • E A educação libertadora é centrada na figura do professor como a única fonte de saber, que transmite informações de maneira unilateral aos alunos.