Questões de Paulo Freire (Pedagogia)

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De acordo com Freire (1970), o processo de ensino-aprendizagem deve ser caracterizado por um diálogo crítico entre educador e educando. Qual das alternativas a seguir melhor representa essa abordagem?

  • A O educador é o foco principal no processo de ensino, transmitindo informações sem considerar as contribuições dos alunos.
  • B O educador e o educando colaboram na construção do conhecimento, em um processo dinâmico de compartilhar ensinamentos.
  • C O aprendizado é essencialmente fundamentado na memorização de informações, desincentivando a análise reflexiva sobre os conceitos.
  • D O processo avaliativo deve ser exclusivamente quantitativo, centrando-se em notas para mensurar o aprendizado dos alunos.
  • E Os conhecimentos prévios são irrelevantes para a categorização de novas situações educacionais, no processo de aprendizagem.

Leia o excerto a seguir.


Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.


São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire

  • A a integração de todos os indivíduos ao modelo capitalista de produção e acesso aos bens sociais comuns.
  • B a compreensão das formas de dominação ideológica, o ajuste dos trabalhadores ao mercado e a luta pela distribuição do capital de acordo com os méritos individuais.
  • C a formação para autonomia, conscientização da classe trabalhadora e transformação da sociedade capitalista.
  • D a superação da educação bancária buscando a conciliação entre capital e trabalho de modo garantir o pleno funcionamento da economia de mercado.

De acordo com Freire (1970), o processo de ensino-aprendizagem deve ser caracterizado por um diálogo crítico entre educador e educando. Qual das alternativas a seguir melhor representa essa abordagem?

  • A O educador é o foco principal no processo de ensino, transmitindo informações sem considerar as contribuições dos alunos.
  • B O educador e o educando colaboram na construção do conhecimento, em um processo dinâmico de compartilhar ensinamentos.
  • C O aprendizado é essencialmente fundamentado na memorização de informações, desincentivando a análise reflexiva sobre os conceitos.
  • D O processo avaliativo deve ser exclusivamente quantitativo, centrando-se em notas para mensurar o aprendizado dos alunos.
  • E Os conhecimentos prévios são irrelevantes para a categorização de novas situações educacionais, no processo de aprendizagem.

Paulo Freire, um dos principais teóricos da educação, defendeu a importância da educação como um ato de liberdade e conscientização. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), esse conceito é fundamental para promover a inclusão e a transformação social. Considerando isso, leia as afirmativas a seguir sobre a EJA e a perspectiva freiriana.

I- A EJA deve ser um processo de ensino-aprendizagem que valoriza as experiências de vida dos alunos, promovendo um diálogo crítico e reflexivo.
II- A educação, segundo Freire, é um ato de dominação que deve ser imposto aos educandos para que se adaptem à sociedade.
III- A prática da EJA deve considerar a realidade social e cultural dos alunos, promovendo a conscientização e a ação transformadora.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E III, apenas.

Constitui preocupação ímpar da teoria de Paulo Freire como resposta CORRETA:

  • A Que a aprendizagem deve acontecer entre os sujeitos e o mundo, numa relação dialógica, onde os homens se educam mediatizados pelo próprio mundo.
  • B Na relação com a Psicologia da Educação.
  • C Nos meios de produção e do trabalho.
  • D Nas formas de interagir com o mundo pelo viés da religiosidade.
  • E Somente na Sociologia da Educação.