Questões de Pauta (Comunicação Social)

Limpar Busca

A tarefa de identificar temas e ações da empresa/instituição que possuam relevância jornalística e que tenham potencial para veiculação na imprensa é da competência do

  • A pauteiro.
  • B assessor de comunicação.
  • C gerente.
  • D chefe de reportagem.

No funcionamento da pauta institucional, costumam predominar duas visões sobre notícia, a lógica institucional e a midiática (adaptado de Duarte, 2011):

I. O consenso e a previsibilidade prevalecem no meio institucional. II. A imprevisibilidade e o sigilo (segurança) predominam na lógica institucional. III. A incerteza e a polêmica predominam na lógica midiática. IV. O interesse dos agentes financiadores predomina na lógica institucional.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas II e IV.
  • E Apenas III e IV.

A noticiabilidade pode ser entendida como um conjunto de critérios que fazem com que um fato mereça um tratamento jornalístico e possa, assim, ser transformado em notícia. São exemplos de critérios de noticiabilidade o ineditismo, o interesse humano, a proximidade e a raridade. No processo de produção da notícia, tais critérios orientam o jornalista, principalmente, ao

  • A definir as fontes que serão ouvidas na apuração dos fatos.
  • B elaborar o espelho do jornal, na elaboração do projeto gráfico.
  • C dar o enquadramento que corresponde à política editorial do veículo.
  • D selecionar os fatos que serão noticiados, definindo as pautas mais importantes.
  • E editar os textos, seguindo as técnicas da redação jornalística.

“A pauta deve, tanto quanto possível, disponibilizar as informações que se tem previamente e indicar as fontes de pesquisa conhecidas para a preparação da matéria. Deve também avaliar o tempo necessário à apuração adequada, tendo em vista o que se pretende, em termos de aprofundamento e exatidão.”
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Em consonância com o exposto no texto anterior, uma pauta adequada à produção de uma grande reportagem também deve, necessariamente, levar em conta, exceto:

  • A A pertinência social do tema.
  • B O formato da matéria a ser publicada.
  • C O alinhamento editorial do veículo.
  • D O gancho noticioso que a justifica.

Analise as afirmativas abaixo:
1. Na formação da pauta, a abordagem é o item que mostrará qual o ângulo a ser reportado do fato. E o ângulo ou abordagem difere de veículo para veículo.
2. O contexto ou histórico é dispensável na formação da pauta – esse é o trabalho do repórter.
3. Nos telejornais, o pauteiro vai sugerir as tomadas dos cinegrafistas; no impresso, a pauta vai apontar o que exatamente fotografar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.