Questões de Pavimentação (Engenharia Civil)

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O projeto do pavimento de uma rodovia deve levar em consideração os materiais encontrados nas proximidades da obra, de modo a reduzir custos.
No caso de prospecção de pedreiras, marque a opção que apresenta um dos ensaios correntes realizados em amostras de rocha coletadas.

  • A Índice de Suporte California.
  • B Equivalente de Areia.
  • C Abrasão Los Angeles.
  • D Compactação.
  • E Limite de Plasticidade.

Na pavimentação de uma via com concreto asfáltico, um material que pode ser utilizado como base é

  • A a brita.
  • B o betume.
  • C o pó de pedra.
  • D a cal.
  • E o saibro.

O microrrevestimento asfáltico é um serviço de pavimentação previsto pelo DNIT em sua norma 035/2018-ES.
De acordo com esse documento, o ligante asfáltico a ser utilizado deve ser:

  • A emulsão asfáltica de ruptura controlada e modificada por polímero elastomérico;
  • B emulsão asfáltica de ruptura lenta;
  • C cimento asfáltico de petróleo modificado por polímero elastomérico;
  • D cimento asfáltico de petróleo dos tipos 30/45, 50/70 ou 85/100, a depender da temperatura da região;
  • E emulsão asfáltica do tipo EAI.

No dimensionamento de um pavimento flexível, resolveu-se adotar o Método do DNER previsto no “Manual de pavimentação” (Publicação 719) do DNIT. Pretende-se utilizar apenas materiais granulares oriundos de jazidas, sem mistura, nas camadas abaixo do revestimento. Para tal, foram levantados os seguintes dados dos materiais:

• Número N: 108 ;
• Revestimento: espessura = 12,5 cm e coeficiente de equivalência estrutural = 2;
• Jazida #1 (base): CBR = 83% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Jazida #2 (sub-base): CBR = 13% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Jazida #3 (sub-base): CBR = 25% e coeficiente de equivalência estrutural = 1;
• Subleito: CBR = 7% e coeficiente de equivalência estrutural = 1. Em estudo preliminar, sabe-se que não é necessário empregar camada de reforço do subleito para esse caso. Também foram levantadas as espessuras totais de pavimento (Hm) necessárias para proteger um material com CBR = m para esse tráfego:
• H20 = 31 cm;
• H13 = 41 cm;
• H7 = 59 cm.

Utilizando a jazida de sub-base que atenda aos mínimos requisitos técnicos e econômicos, a menor espessura de sub-base possível a ser adotada é de:

  • A 11 cm;
  • B 15 cm;
  • C 18 cm;
  • D 19 cm;
  • E 28 cm.

As publicações 719 (Manual de pavimentação) e 724 (Manual de drenagem de rodovias) do DNIT são referências importantes para o norteamento dos projetos de drenagem de rodovias.
Segundo essas referências:

  • A a adoção de uma camada do pavimento é possível para conduzir as águas que penetram pelo revestimento para fora da estrutura;
  • B os drenos profundos, escavados e enterrados no leito estradal, devem ser mais profundos nos aterros e mais rasos nos cortes, dadas as características de percolação da água nesses ambientes;
  • C meio-fio e banquetas de aterros, apesar de ajudarem a desviar a água da plataforma, não são considerados dispositivos de drenagem;
  • D as sarjetas de corte são abertas junto à crista do talude, conduzindo longitudinalmente a água e impedindo que ela chegue à plataforma;
  • E as saídas d’água são obras de drenagem destinadas, mediante a dissipação de energia, a diminuir a velocidade da água quando esta passa de um dispositivo de drenagem superficial qualquer para o terreno natural.