Questões de Pavimentação e Malhas Rodoviárias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Assinale a alternativa que indica corretamente a característica mais importante para que brita graduada desempenhe adequadamente sua função estrutural durante a construção de uma camada de base de um pavimento.

  • A Cor clara dos agregado
  • B Origem geográfica dos materiais
  • C Presença de material reciclado
  • D Granulometria bem controlada
  • E Homogeneidade da cor dos materiais

Assinale a alternativa que indica corretamente o principal material utilizado em operações de recapeamento para restaurar a qualidade e a vida útil de uma estrada pavimentada.

  • A Argamassa de cal
  • B Concreto asfáltico
  • C Brita graduada
  • D Areia fina
  • E Argila siltosa

Assinale a alternativa que indica corretamente a denominação da camada que compõe a estrutura típica de pavimentação de uma estrada, sendo responsável por fornecer a base de suporte principal sobre a qual outros materiais são aplicados.

  • A Camada de rolamento
  • B Superfície de desgaste
  • C Sub-base
  • D Selagem
  • E Revestimento asfáltico

O custo horário de equipamentos, na execução de obras de infraestrutura de transportes, envolve o custo de propriedade, os custos de manutenção e os custos de operação. A aquisição de um equipamento novo foi equivalente a R$ 800.000,00. Após 8 anos de uso foi alienado por R$ 200.000,00. Admitindo-se que o equipamento perdeu seu valor linearmente, ao longo do tempo, e a depreciação horária é de R$ 300,00, assinale a opção que representa a quantidade de horas trabalhadas por ano deste equipamento.

  • A 200 horas por ano.
  • B 250 horas por ano.
  • C 300 horas por ano.
  • D 150 horas por ano.
  • E 100 horas por ano.

Tendo em vista os níveis de decisão na gerência de pavimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo decisório de um Sistema de Gerência de Pavimentos pode ser considerado em nível de rede e em nível de projeto. II. O Sistema de Gerência de Pavimentos em nível de rede caracteriza-se por estudar uma grande área ou malha viária, onde se situam muitas rodovias. III. No Sistema de Gerência de Pavimentos em nível de projeto, observa-se mais detalhadamente um determinado trecho pavimentado. Os dados são coletados de forma mais aprofundada, com estudos de estrutura das camadas do pavimento, determinando, sempre que possível, as causas do aparecimento de defeitos e as consequências que estes poderão induzir em camadas adjacentes, procurando avaliar e selecionar o tipo e data de execução do serviço.
Está correto o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III.
  • D I e II, apenas.
  • E II, apenas.