Questões de PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais (Pedagogia)

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Os Parâmetros curriculares da educação em artes defende o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, por meio das seguintes práticas:

  • A Por meio da reprodução de obras e técnicas artísticas que possam minimamente proporcionar ao aluno ferramentas de expressão e produção artística.
  • B Realizando formas artísticas, aprendendo a apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
  • C Trabalhando conceitos e seus usos durante a história da arte, tendo em vista os referenciais universais da arte para a humanidade.
  • D Conhecer os movimentos que marcaram época, dando ao aluno a oportunidade de averiguar como os mesmos falavam e pensavam.

Com relação ao conhecimento matemático e sua importância, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, está incorreto afirmar que:

  • A O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, por sua grande aplicação na sociedade e pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos.
  • B A matemática precisa garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas.
  • C Sua importância está exclusivamente vinculada à promoção de habilidades para técnicas de cálculo, sem lidar com estratégias para compreensão de fenômenos.
  • D Deve ser utilizada na capacitação dos alunos para a resolução de problemas através da aplicação de conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo o contexto das situações.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir quanto à educação física de concepção crítica.


Os PCN’s da educação física defendem como necessárias as aulas que enalteçam a reflexão, em detrimento do movimento, como forma de combater o adestramento físico dos estudantes.

  • Certo
  • Errado

A questão da pluralidade cultural é abordada no PCN no sentido de reforçar uma posição:

  • A acrítica e excludente, pois entende que o homem branco, católico, morador do “sul-maravilha”, classe média, etc. não deve nunca ser contemplado em exemplos, permanecendo à margem da sociedade como é típico no Brasil
  • B acrítica, mas antirracista, pois entende os estereótipos como fiéis à realidade e, portanto, não vê motivo para preocupação ou necessidade de qualquer atitude perante representações racistas no discurso pedagógico ou no material didático, por exemplo.
  • C acrítica e racista, pois entende que a representação típica do discurso pedagógico e do material didático deve ser focada somente em um tipo de ser humano, de preferência europeu, branco e falante de uma variedade hegemônica, por exemplo.
  • D crítica e antirracista, pois promove uma visão inclusiva ao entender como pernicioso o trabalho em sala de aula que exclui parte da população brasileira das representações étnicas e raciais no discurso pedagógico e no material didático.
  • E crítica e inclusiva, pois entende que vivemos em uma democracia racial e, portanto, todos são sempre bem-vindos no convívio da sala de aula, não havendo observância de questões de racismo, por exemplo, nem no discurso pedagógico, nem no material didático.

Para viabilizar a abordagem dos temas centrais e transversais, é preciso entender a natureza sociointeracional da linguagem e do processo de aprendizado. Segundo os PCNs, isso significa entender o processo de construção de significados de natureza sociointeracional como moldado pela articulação de três tipos de conhecimento:

  • A sistêmico, de mundo e da organização dos textos.
  • B linguístico, paralinguístico e psicolinguístico.
  • C escrito, oral e lexicogramatical.
  • D social, político e cultural.
  • E lexicogramatical, de mundo e psicolinguístico.