Questões de PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais (Pedagogia)

Limpar Busca

A respeito do aprender e ensinar Arte com base nos PCNs (1998), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a que está de acordo com o texto dos PCNs e (F) para a que está em desacordo.

( ) A manifestação artística tem em comum com outras áreas de conhecimento um caráter de busca de sentido, criação, inovação, por isso, aprender e ensinar arte é produzir um tipo de conhecimento.

( ) O aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar.

( ) O ensino de Arte deve ser um espaço de invenção, autonomia e descobertas, baseado principalmente em uma estética direcionada à mimese e ao desenvolvimento do processo de recriação do aluno.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – V – F.
  • D F – F – V.
  • E V – V – V.

Para os PCNs, o Teatro promove oportunidades para que jovens e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte.
A respeito dos conteúdos previstos para a linguagem Teatro, assinale a afirmativa correta.

  • A Participar de improvisações, participando da criação de papéis sociais e de gêneros diversificados, é um conteúdo relativo ao teatro como apreciação.
  • B Identificar a interdependência dos elementos de produção de uma cena, atuação, coordenação, cenário, iluminação e sonorização, é um conteúdo relativo ao teatro como produto histórico-cultural.
  • C Distinguir formas de construção das narrativas e estilos, como tragédia, drama, comédia, farsa, melodrama e teatro épico é um conteúdo relativo ao teatro como comunicação e produção coletiva.
  • D Compreender e pesquisar a história do teatro, seus dramaturgos, os estilos e cenógrafos é um conteúdo relativo ao teatro como apreciação. 
  • E Reconhecer e utilizar as capacidades de expressar e criar significados no plano sensório-corporal é um conteúdo relativo ao teatro como comunicação e produção coletiva.

As afirmativas a seguir identificam corretamente objetivos gerais do ensino de Arte para o Ensino Fundametal 2 (PCNs, 1998), à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Afirmar a relatividade do valor artístico, considerando toda produção equivalente, a própria e a dos colegas.
  • B Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística.
  • C Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.
  • D Construir uma relação de autoestima com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas.
  • E Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

A Escola Municipal Esperança, localizada em uma área urbana diversificada, tem se esforçado para promover um ambiente inclusivo e equitativo para todos os alunos. No primeiro semestre do ano letivo, a escola lançou um projeto intitulado “Igualdade de Gênero na Educação”, cujo objetivo é integrar discussões sobre igualdade de gênero em todas as disciplinas e criar um ambiente escolar que respeite e valorize a diversidade. No entanto, a implementação desse projeto tem encontrado resistência de alguns setores da comunidade escolar, que acreditam que essas discussões não são apropriadas para o ambiente educacional. Diante disso, a escola busca formas de conscientizar e sensibilizar todos os envolvidos sobre a importância da igualdade de gênero no contexto educacional. Considerando a legislação brasileira e as diretrizes educacionais sobre igualdade de gênero, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê que a educação deve ser promovida de forma a garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, sem discriminação de qualquer natureza.
( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) incluem a temática da igualdade de gênero como um eixo transversal, incentivando que todas as áreas do conhecimento abordem questões relacionadas aos direitos humanos e à diversidade de gênero.
( ) A promoção da igualdade de gênero na escola deve ser limitada às aulas de educação física, uma vez que tal disciplina gera mais oportunidades de debates dessa natureza.
( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura que todas as crianças e adolescentes têm direito à proteção contra qualquer forma de discriminação, incluindo a discriminação de gênero.

A sequência está correta em

  • A V, V, V, V.
  • B F, F, F, F.
  • C F, F, V, F.
  • D V, V, F, V.

Considerando comparativamente os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (PCNs, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental 1 (BNCC, 2017), assinale a afirmativa que identifica corretamente aspectos curriculares relativos ao ensino de Arte nos documentos citados.

  • A Na BNCC, a Arte é tratada como área de conhecimento em igualdade com as demais áreas (Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática), como já era proposto nos PCNs.
  • B Os eixos de aprendizagem significativa em Arte nos PCNs são fazer, fruir e refletir sobre a produção social e histórica da Arte, enquanto a BNCC propõe as dimensões criação, estética, expressão, conhecimento e reflexão.
  • C Os PCNs e a BNCC pautam-se na Abordagem Triangular e, por isso, retomam o modelo modernista de ensino da Arte, voltado essencialmente para o domínio técnico e pela articulação entre o fazer e sua contextualização.
  • D A unidade temática Artes Integradas, criada na BNCC e inexistente nos PCNs, objetiva integrar as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro com as tecnologias da informação e da comunicação.
  • E Nos dois documentos, as habilidades são os temas selecionados pelos professores dentre os conhecimentos artísticos e estéticos produzidos historicamente pela humanidade nas diversas linguagens artísticas.