Questões de PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais (Pedagogia)

Limpar Busca

As orientações metodológicas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm como objetivo promover uma educação de qualidade e significativa. Analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A prática pedagógica deve ser centrada no aluno, considerando os seus interesses e as necessidades como ponto de partida para o ensino.
( ) A interdisciplinaridade deve ser evitada, pois cada disciplina deve ser ensinada de forma isolada para garantir a profundidade do conhecimento.
( ) A utilização de projetos e atividades práticas é fundamental para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado.
( ) A avaliação deve ser encarada como um processo contínuo, que considera o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo, e não apenas um momento de verificação de conhecimentos.
( ) A formação dos professores deve ser priorizada para que possam aplicar as orientações dos PCNs de forma efetiva em suas práticas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A F, F, V, V, V.
  • B F, V, V, F, V.
  • C V, F, V, V, V.
  • D V, V, F, V, F.
  • E V, V, F, F, V.

As orientações metodológicas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) têm como objetivo promover uma educação de qualidade e significativa. Analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A prática pedagógica deve ser centrada no aluno, considerando os seus interesses e as necessidades como ponto de partida para o ensino.
( ) A interdisciplinaridade deve ser evitada, pois cada disciplina deve ser ensinada de forma isolada para garantir a profundidade do conhecimento.
( ) A utilização de projetos e atividades práticas é fundamental para tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado.
( ) A avaliação deve ser encarada como um processo contínuo, que considera o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo, e não apenas um momento de verificação de conhecimentos.
( ) A formação dos professores deve ser priorizada para que possam aplicar as orientações dos PCNs de forma efetiva em suas práticas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A F, F, V, V, V.
  • B F, V, V, F, V.
  • C V, F, V, V, V.
  • D V, V, F, V, F.
  • E V, V, F, F, V.

Leia o fragmento de texto a seguir.

Os ______________________________ são documentos orientadores que estabelecem diretrizes e referências para a elaboração dos currículos nas escolas brasileiras, garantindo uma educação de qualidade e estabelecendo conteúdos e métodos a serem abordados nas diferentes etapas de ensino.
Qual o nome do documento que preenche corretamente a lacuna do fragmento de texto acima?

  • A Fundo Nacional da Educação (FUNDEB).
  • B Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
  • C Projetos Nacionais para a Educação (PNE).
  • D Projetos Curriculares Educacionais (PCE).
  • E Programas de Educação Construtiva (PEC).

Leia o fragmento de texto a seguir.

Os ______________________________ são documentos orientadores que estabelecem diretrizes e referências para a elaboração dos currículos nas escolas brasileiras, garantindo uma educação de qualidade e estabelecendo conteúdos e métodos a serem abordados nas diferentes etapas de ensino.

Qual o nome do documento que preenche corretamente a lacuna do fragmento de texto acima?

  • A Fundo Nacional da Educação (FUNDEB).
  • B Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
  • C Projetos Nacionais para a Educação (PNE).
  • D Projetos Curriculares Educacionais (PCE).
  • E Programas de Educação Construtiva (PEC).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são utilizados como instrumentos norteadores para os professores, coordenadores e diretores, a fim de planejar as ações didáticas-pedagógicas que irão utilizar no desenvolver de sua prática, sendo possível adaptá-los de acordo com as peculiaridades locais. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O conjunto das proposições expressas nos PCNs tem como objetivo estabelecer referenciais a partir dos quais a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania.
  • B Os objetivos e conteúdos apresentados nos PCNs estão organizados em três áreas do conhecimento, a fim de facilitar o trabalho da instituição, principalmente na elaboração do seu Projeto Político-Pedagógico.
  • C Os Parâmetros Curriculares Nacionais configuram uma proposta aberta e flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.
  • D Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam Critérios de Avaliação das aprendizagens fundamentais a serem realizadas em cada ciclo e se constituem em indicadores para a reorganização do processo de ensino e aprendizagem. Tais critérios, porém, não devem ser confundidos com critérios de aprovação e reprovação de alunos.