Questões de PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional (Pedagogia)

Limpar Busca

A respeito do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), é INCORRETO afirmar que:

  • A É o instrumento orientador para que o professor da sala de recursos multifuncionais possa realizar seu trabalho com o estudante, de forma a suplementar ou complementar o processo de aprendizagem.
  • B É elaborado de forma exclusiva pelo professor responsável pelo AEE da escola.
  • C PDI e currículo personalizado não são os mesmos documentos, porém devem estar conectados.
  • D No PDI, devem constar a identificação das habilidades e das necessidades específicas do aluno.
  • E Orientará a forma de avaliação do aluno na sala de aula regular.

Os projetos são também instrumentos de avaliação na matemática e podem ser utilizados para avaliarem os estudantes em diferentes aspectos além do cognitivo. Nesse contexto, assinale a opção correta a respeito das características dos projetos como instrumento de avaliação.

  • A Nos projetos, a responsabilidade e a autonomia dos alunos são mínimas, uma vez que o responsável principal é o professor. Os alunos cooperam com o trabalho e nas escolhas ao longo das fases do projeto, mas sempre em consonância com as orientações do professor.
  • B Em geral, os projetos devem ser baseados em trabalhos já executados por outros estudantes, nesse sentido, a autenticidade não é uma característica marcante do projeto como instrumento de avaliação.
  • C Os projetos devem envolver a resolução de problemas, mas possuir baixo grau de complexidade, observando que os alunos ainda estão aprendendo o conteúdo.
  • D Um projeto deve ter um objetivo que se conecta com as várias atividades que os alunos irão executar, logo, o envolvimento e empenho dos alunos deve ser uma característica chave dos projetos e relevante para o seu sucesso, uma vez que eles concluirão o projeto tendo como resultado final um produto.
  • E Os projetos devem ser curtos e desenvolvidos em pequenas etapas, mesmo para situações problemas difíceis.

Imaginando que você pediu para que seus alunos construíssem uma nova forma para uma placa de trânsito para utilizarem numa aula, Rita fez uma placa que continha cinco lados. Indique o nome do polígono que possui cinco lados:

  • A Triângulo
  • B Quadrado
  • C Pentágono
  • D Hexágono
  • E Heptágono

Determinada IES protocolou no Sistema e-MEC a solicitação de reconhecimento do curso de Educação Física, bacharelado, em outubro de 2020 e recebeu a confirmação da visita in loco em setembro de 2021. Neste ínterim, o curso alterou a matriz e proposta curricular do curso para adequá-las às exigências contidas na Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES nº 6/2018). Diante desta situação, com base na Portaria Normativa nº 19 de 13 de dezembro de 2017, a providência a ser tomada pela IES será:

  • A Justificar à comissão avaliadora, no ato da visita, as alterações feitas.
  • B Postar o PPC atualizado até 10 dias antes da visita in loco.
  • C Solicitar o arquivamento do pedido de avaliação.
  • D Encaminhar ao INEP ofício pleiteando adiamento da visita.
  • E Realizar um novo protocolo para reconhecimento do curso.

Os núcleos de acessibilidade nas instituições federais de educação superior visam eliminar barreiras _________ , de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência.
Preenche corretamente a lacuna:

  • A Pedagógicas.
  • B Psicológicas.
  • C Físicas.
  • D Comunicação.
  • E Informação.