Questões de Pedagogia de Freinet (Pedagogia)

Limpar Busca

São atividades relacionadas à pedagogia de Freinet, EXCETO o(a):

  • A Livro da vida.
  • B Estudo dirigido.
  • C Assembleia cooperativa.
  • D Exposição ateliê.
  • E Roda da conversa.

Qual é uma característica distintiva da pedagogia de Freinet?

  • A A ênfase na aprendizagem por descoberta.
  • B O foco no ensino baseado em recompensas e punições.
  • C A valorização da expressão livre e da experiência do aluno.
  • D A centralidade da Zona de Desenvolvimento Proximal.

Como campo de estudos e de práticas que se dedica à educação das crianças, considerando suas especificidades, seus direitos e suas potencialidades, a pedagogia da infância tem como um de seus precursores Celéstien Freinet, pedagogo francês que:

  • A criou um método baseado na observação científica das crianças e na adaptação do ambiente às suas necessidades
  • B produziu brinquedos e jogos que visavam a desenvolver as habilidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais das crianças
  • C fundou o jardim de infância, pois considerava a criança como uma planta em formação, que precisa de cuidados e estímulos para crescer saudavelmente
  • D utilizou técnicas como a imprensa escolar, o jornal mural, a correspondência escolar, o livro da vida, entre outras, para estimular a expressão oral e escrita das crianças

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que, ao estudar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, construiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente, que em algumas traduções aparece como Zona de Desenvolvimento Proximal.

  • A Piaget
  • B Freinet
  • C Skinner
  • D Vigotski
  • E Montessori

A tendência progressista libertária teve como fundamento principal realizar modificações institucionais, acreditando que a partir dos níveis menores (subalternos), irão modificando "contaminando" todo o sistema, sem definir modelos a priori e negando-se a respeitar qualquer forma autoridade ou poder. Essa tendência defende, apoia e estimula a participação em grupos e movimentos sociais: sindicatos, grupos de mães, comunitários, associações de moradores etc.., para além dos muros escolares e, ao mesmo tempo, trazendo para dentro dela essa realidade pulsante da sociedade. A necessidade premente era concretizar a democracia, recém-criada, através de eleições para conselhos, direção da escola, grêmios estudantis e outras formas de gestão participativa. No Brasil, os educadores chamados de libertários têm inspiração no pensamento de (X) . Buscam a aplicação concreta de suas técnicas, na qual os próprios alunos organizavam seu trabalho escolar. A metodologia vivenciada é a própria autogestão, tornando o interesse pedagógico intrínseco às necessidades e interesses do grupo.
Fonte: Fundamentos sócio-filosóficos da educação/ Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

Marque a alternativa que substitua CORRETAMENTE o (X) do texto.

  • A Celestin Freinet
  • B Jean Piaget
  • C Paulo Freire
  • D Lev Vygotsky