Questões de Pensamento Pedagógico Brasileiro (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre os pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A produção filosófica contemporânea hegemônica proporciona subsídios para que as crianças sejam educadas na escola a partir da noção abstrata e atemporal de “crianças em si” ou “ser humano em si”.
( ) O pensamento sociológico possibilita ao educador a compreensão da escola a partir do contexto social e histórico em que ela existe.
( ) A psicologia contribui para a atuação dos pedagogos na medida em que as crianças têm muitos problemas e o professor precisa, portanto, também atuar como psicólogo na escola.
( ) A perspectiva sociocultural defende que o ser humano constitui-se como tal nas e a partir das suas interações com o meio e os outros seres humanos.


Assinale a sequência correta.

  • A V, F, V, F
  • B V, F, V, V
  • C F, V, F, F
  • D F, V, F, V

De acordo com o pensamento positivista clássico sobre a educação, que tem sua principal representatividade nos trabalhos de Émile Durkheim, educação e pedagogia são fenômenos distintos. Neste prisma, como esta distinção pode ser explicada?

I. Educação é uma ação constante e geral exercida por pais e professores sobre as crianças, já a Pedagogia não se refere a ações, mas a teorias. A pedagogia é, portanto, uma explicitação das maneiras de conhecer, mas não de praticar a educação.
II. A pedagogia consiste na ação em detrimento das teorias. As ações da pedagogia explicitam as maneiras de praticar a educação. A pedagogia é a ciência da educação.
III. A educação é uma reflexão filosófica sobre a pedagogia. A pedagogia é algo permanente, visto que é inerente aos homens e à sociedade refletir a todo momento. Com efeito a educação enquanto reflexão filosófica existiu em todos os momentos históricos, diferente da pedagogia que só existe porque a educação a reflete e a representa na subjetivamente humana. Por isto, sob o ponto de vista durkheimiano é correto afirmar que a educação é intermitente e a pedagogia é contínua.

  • A Apenas I e III.
  • B Somente a I.
  • C Apenas II e III
  • D Somente a II.

Como explicou o filósofo soviético Pavel Vassílyevitch Kopnin, “antes de Hegel a ontologia procurava essências imóveis, eternas, abstraindo o processo de conhecimento, a gnosiologia estudava as capacidades cognitivas do espírito humano independente das leis objetivas e a lógica descrevia as formas subjetivas de pensamento, abstraindo o conteúdo destas”. Foi a partir dos trabalhos teóricos de Hegel, com base na identidade entre o pensamento e o ser, que os esses três campos mencionados (ontologia, gnosiologia e lógica) se uniram. Para Hegel, “as leis do mundo objetivo (natureza) são as mesmas leis da lógica, só que isto ocorre no reino do outro ser da idéia – na natureza: segundo Hegel, tudo o que ocorria e tudo o que ainda ocorre no mundo é idêntico àquilo que ocorre no seu próprio pensamento” (KOPNIN, 1978. p. 50).
Diante do exposto é correto afirmar que a filosofia hegeliana é conhecida como:

  • A Dialética idealista.
  • B Materialismo histórico-dialético.
  • C Positivista.
  • D Pós-estruturalista.

Analise as asserções abaixo:

I. A Pedagogia Renovada inclui várias correntes, como a progressivista de Jonh Dewey e a não diretiva de Carl Rogers.

II. Rousseau colocou em prática suas ideias, elaborou e executou uma concepção de ensino baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.

III. As ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart e muitos outros, formaram as bases do pensamento pedagógico europeu.

IV. A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar, opondo-se à Pedagogia Tradicional.

É correto o que se afirma apenas em:

  • A I.
  • B I e II.
  • C I, II e III.
  • D I, III e IV.
  • E I, II e IV.
Em 1932, foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: a reconstrução educacional no Brasil. Um dos autores deste manifesto, como filósofo da educação, era otimista perante a realidade da ciência, o método científico e as suas aplicações técnicas, e isso o conduziu também ao entusiasmo em relação a uma nova escola. Por isso, ele pôde promover uma nova mentalidade baseada no experimentalismo, a qual o levou também a enfatizar os valores morais e a conduta humana.
(Fonte: Santos, I. S. F. et al. Brasil, 1930 - 1961: Escola Nova, LDB e disputa entre escola pública e escola privada. Revista HISTEDBR On-line, n.22, p.131 –149, 2006.)
Este texto se refere a:
  • A Demerval Saviani.
  • B Paulo Freire.
  • C Darcy Ribeiro.
  • D Anísio Teixeira.