Questões de Pensamento pós-moderno (Filosofia)

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Durante uma reunião pedagógica, os professores de uma escola discutem os desafios do processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-modernidade. Um deles levanta a questão de que, na atual era pós-moderna, os alunos tendem a questionar a autoridade do conhecimento tradicional e buscam por abordagens mais flexíveis e adaptáveis ao seu contexto social. Outro professor sugere que as novas tecnologias e a pluralidade de informações fragmentam o conhecimento, dificultando o papel do professor como mediador. Um terceiro professor acredita que o conceito de “verdade única” está sendo substituído por uma multiplicidade de perspectivas, o que exige que o professor adote uma postura mais crítica e reflexiva em sala de aula. Com base nas teorias filosóficas da pós-modernidade, qual afirmativa melhor reflete os desafios enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem?

  • A Na pós-modernidade, os alunos aceitam o conhecimento tradicional de forma acrítica, e o papel do professor é essencialmente o de transmitir informações sem contestação.
  • B A era pós-moderna reforça a noção de uma verdade única, onde o professor deve orientar os alunos a aceitarem e compreenderem o conhecimento preestabelecido pelas instituições tradicionais.
  • C A pós-modernidade exige que o professor adote uma postura flexível, crítica e reflexiva, reconhecendo que o conhecimento é fragmentado e que os alunos estão expostos a múltiplas perspectivas e informações.
  • D O processo de ensino-aprendizagem na pós-modernidade torna-se obsoleto, uma vez que os alunos podem acessar todas as informações necessárias por meio da tecnologia, eliminando a necessidade do professor como mediador do conhecimento.

O existencialismo é uma corrente filosófica que se desenvolve ao longo do século XX com pensadores como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Duas das obras mais representativas do existencialismo e que são desenvolvidas por esses dois autores são, respectivamente:

  • A Ser e tempo; Os mandarins.
  • B A insustentável leveza do ser; O segundo sexo.
  • C A idade da razão; O ser e o nada. 
  • D O ser e o nada; O segundo sexo.
  • E O existencialismo é um humanismo; Fenomenologia da percepção.

Em Facticidade e validade, Jürgen Habermas apresenta um modelo de política deliberativa que coloca ênfase em um princípio racional que se refere às normas de ação em geral. Esse princípio é: 

  • A O princípio da moral.
  • B O princípio do direito. 
  • C O princípio do discurso.
  • D O princípio da isonomia.
  • E O imperativo categórico. 

Em Escritos pré-críticos, Kant (2005) ensaia sobre o espaço, possuindo como arcabouço teórico-filosófico cinco pilares centrais acerca do que considera espaço, sobre os quais é INCORRETO afirmar:

  • A “Ainda que o conceito de espaço, como o conceito de algum ente ou de propriedade objetivos e reais, seja imaginário, no entanto, relativamente a tudo que é sensível, não só é muito verdadeiro, mas também é o fundamento de toda verdade na sensibilidade externa”.
  • B “O conceito de espaço é abstraído de sensações externas”;
  • C “O conceito de espaço é representação singular que compreende tudo em si”;
  • D “O conceito de espaço é, assim, intuição pura, visto que é conceito singular”;
  • E “O espaço não é algo de objetivo e real, nem substancia, nem acidente, nem relação, mas é subjetivo e ideal”;

“Até pouco tempo atrás, quando queríamos sustentar uma afirmação sem argumentar demais, bastava dizer: ‘É comprovado cientificamente.’ Mas essa tática já não tem mais a mesma eficácia, pois a confiança na ciência está diminuindo. Vivemos hoje um clima de ceticismo generalizado, uma descrença nas instituições que favorece a disseminação de negacionismos, encampados por governos com políticas escancaradamente anticientíficas”.
ROQUE, Tatiana. O negacionismo no poder. Como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política. Revista Piauí, n. 161, fev. 2020.
Considerando os elementos mobilizados no texto de Roque, assinale a alternativa que apresenta uma medida que, se implementada, aumentaria a confiança da população no discurso científico.

  • A Validar as etapas da produção científica por meio de referendos.
  • B Promover o diálogo e iniciativas de divulgação científica abertas à autocrítica.
  • C Combater as crenças religiosas e pessoais que contradizem a ciência.
  • D Reforçar a autoridade dos cientistas referindo-se ao seu reconhecimento acadêmico.
  • E Evitar que se consolidem consensos científicos.