Questões de Período Colonial: produção de riqueza e escravismo (História)

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Em 1831, foi aprovada uma medida para validar um tratado entre Brasil e Inglaterra pelo fim do tráfico negreiro. Contudo, traficantes e proprietários ignoraram a lei. Os ingleses ignoraram as reações brasileiras e reforçaram a fiscalização. A tabela a seguir mostra o número de escravos que viveram ao Brasil no período.

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Fonte: Banco de dados do Tráfico Transatlântico de Escravos. Disponível em: https://app.estuda.com/questoes/?id=243414. Acesso em: 10 out. 2024.

Analisando o texto e os dados quantitativos apresentados, a extrapolação possível de se realizar é:

  • A A abolição provocou o colapso da produção agrícola, como temia muitos fazendeiros. Os ex-escravos receberam um tipo de indenização ou auxílio para recomeçar. Assim, muitos foram trabalhar nas periferias das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
  • B A campanha abolicionista tornou-se mais intensa entre os fazendeiros e comerciantes de escravos e clubes, que se voltaram contra a escravidão, fazendo propaganda e levando fundos para a compra de cartas de alforria. Todavia, intelectuais e jornalistas desaprovam.
  • C A grande influência dos fazendeiros na Câmara, no Senado e nos governos decidiu os rumos da abolição. Ela seria lenta e gradual e sem riscos para os privilégios dos grupos dominantes, como a lei dos Sexagenários, que libertava os escravos com mais de sessenta anos.
  • D Os cafeicultores e outros fazendeiros tiveram que recorrer ao tráfico intercontinental ou interprovincial, com a proibição do tráfico internacional. As lavouras empobrecidas do Paraguai e do Nordeste do país ampliaram a venda de escravos para as lavouras do centro-sul.
  • E O tráfico tendo sido proibido, os capitais, antes aplicados na compra de escravos, foram deslocados para outras atividades. Ocorreu, assim, um incremento da mineração, do comércio e da navegação. Com isso, o movimento de abolição perdeu força no contexto internacional.

A pecuária na dinâmica da economia colonial pode ser entendida como uma atividade essencial no processo de ocupação do território do Brasil. As afirmativas a seguir estão relacionadas a esta atividade. Visto isso, classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A carne era o principal produto dessa atividade e destinava-se ao mercado interno sendo consumida pela população nas fazendas, povoados, vilas e cidades.


( ) Essa atividade foi responsável pela ocupação da região de Mato Grosso e de boa parte do extenso vale do Rio Amazonas.


( ) A pecuária, no período colonial consolida-se como uma atividade baseada em uma estrutura que combina latifúndio e trabalho escravo.


( ) O couro foi o único produto resultante dessa atividade, que chegou a ser destinado ao mercado externo.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A V, V, V, V.
  • B V, F, F, V.
  • C V, V, F, F.
  • D F, V, V, F.
  • E F, F, V, V.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o conceito de guerra justa, usado no Brasil Colonial.

  • A Um recurso legal utilizado para o extermínio de indivíduos, principalmente africanos, que se reuniam em quilombos no Brasil.
  • B Uma ferramenta jurídica de tradição católica que autorizava a prisão apenas de africanos mulçumanos que se rebelassem contra a escravidão no Brasil.
  • C Um direito romano que previa a troca de prisioneiros entre potências inimigas, com o objetivo de salvar e converter os capturados.
  • D Um instrumento criado pelas ordens religiosas para enfrentar a nova realidade da sociedade colonial brasileira e proteger os indígenas das investidas violentas dos bandeirantes.
  • E Um mecanismo adotado pela Coroa Portuguesa para a captura de indígenas que resistiam à sua administração, baseado no princípio da legítima defesa.

Um professor de história da educação básica propôs uma atividade aos seus alunos na qual eles deveriam acessar um aplicativo de Inteligência Artificial e solicitar a criação de uma imagem sobre o tema “A vida de pessoas escravizadas nas plantações no Brasil durante o período colonial.”
O resultado foi a imagem representada a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Depois da análise da imagem gerada, o professor pediu que os alunos a comparassem com a imagem a seguir, uma pintura realizada em 1828. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A respeito dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Os alunos concluíram que ambas as representações estão sujeitas a interpretações subjetivas de uma realidade histórica, mesmo que uma delas não tenha sido produzida por humanos.

II. Os alunos identificaram que a primeira imagem é uma idealização do passado escravista brasileiro, enquanto a segunda é uma descrição imparcial da realidade histórica concreta.

III. Os alunos perceberam que, na primeira imagem, as mulheres são retratadas como protagonistas nos trabalhos das plantações, refletindo um fato histórico, enquanto na segunda, elas são ocultadas.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o professor de História, em colaboração com o professor de Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.

  • A A abordagem transversal estuda as áreas de maneira específica, concentrando-se na avaliação para verificar a compreensão do estudante sobre o material.
  • B A abordagem transversal integra temas dos currículos de diferentes disciplinas, permitindo que cada professor aborde o tema de acordo com o conteúdo de sua matéria.
  • C A abordagem transversal articula diferentes áreas do saber e foca nos temas de interesse dos estudantes, promovendo seu desenvolvimento e oferecendo conhecimentos sobre sua saúde.
  • D A abordagem transversal associa diferente assuntos da educação básica, constituindo uma nova disciplina que deve ser incluída nos currículos escolares.
  • E A abordagem transversal combina matérias escolares, mesmo sem uma coerência clara entre elas, desenvolvendo a capacidade de abstração e imaginação dos estudantes.