Questões de Perrenoud (Pedagogia)

Limpar Busca

Qual é o principal enfoque da competência “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, de acordo com Perrenoud?

  • A Seguir estritamente a Pedagogia por objetivos.
  • B Conhecer profundamente os conteúdos das disciplinas.
  • C Criar situações de aprendizagem que vão além da Pedagogia por objetivos, considerando as representações dos alunos.
  • D Priorizar exclusivamente a memorização dos conteúdos pelos alunos.
  • E Delimitar o lugar do aluno e do professor de forma distinta.

Para Perrenoud (2002), correspondem a ideias básicas de uma formação docente orientada para a profissionalização e para a prática reflexiva, EXCETO: 

  • A Referencial de competências-chave.
  • B Aprendizagem por reprodução conceitual.
  • C Articulação entre teoria e prática.
  • D Organização modular e diferenciada.
  • E Plano de formação organizado em torno de competências.

Perrenoud define _____________ como sendo uma capacidade de agir eficazmente em determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A epistemologia
  • B didática
  • C estratégia
  • D tática
  • E competência
Segundo Philippe Perrenoud, são dez as "famílias de competências" necessárias aos professores, que inclui, EXCETO:
  • A Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
  • B Administrar e estimular a estagnação das aprendizagens;
  • C Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
  • D Trabalhar em equipe;
  • E Participar da administração da escola.

Perrenoud refere-se a dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua dos professores do Ensino Fundamental; entre elas, está a de enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. São competências mais específicas dessa competência de referência, EXCETO:

  • A Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula.
  • B Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
  • C Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
  • D Suscitar o desejo de aprender e desenvolver na criança a capacidade de autoavaliação.