Questões de Pesquisa de Opinião (Relações Públicas)

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As pesquisas de opinião pública podem envolver tanto métodos qualitativos como quantitativos, que tem como característica

  • A ser estudos não estatísticos.
  • B ser os mais indicados para medição de audiência.
  • C coletar e analisar dados não passíveis de mensuração.
  • D usar entrevistas em profundidade e observação de campo.
  • E ser os mais adequados para entender comportamentos, sentimentos, sensações, intenções e percepções.

Na pesquisa social, temos dois grandes grupos de amostragens, classificadas em: probabilística e não probabilística.

A amostragem probabilística pode ser de tipos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Amostragem sistemática.
  • B Amostragem aleatória simples.
  • C Amostragem estratificada.
  • D Amostragem por julgamento.
  • E Amostragem por conglomerados.

As pesquisas de opinião pública constituem um instrumento poderoso para as ações de comunicação organizacional porque elas

  • A promovem produtos e serviços da organização.
  • B influenciam a opinião das pessoas sobre a organização.
  • C aumentam o engajamento dos públicos em relação a marcas.
  • D têm metodologias próprias que as diferem da pesquisa científica.
  • E identificam comportamentos nem sempre favoráveis para a organização.
Assinale a alternativa que indica corretamente qual é o principal desafio ético ao se conduzir uma pesquisa de opinião.
  • A Garantir a confiabilidade dos dados coletados
  • B Manter a neutralidade política durante a pesquisa
  • C Minimizar o custo operacional da pesquisa
  • D Preservar a privacidade e respeitar o consentimento dos participantes
Com o tempo, tornou-se necessária uma especificação maior a respeito dos públicos estratégicos de uma organização e da forma como se relacionam. Isso se deve ao fato de que a comunicação precisa ser mais direcionada, levar em conta características mais marcantes de cada tipo de público. Nesse sentido, França (2003) propõe uma classificação que considera o tipo e as interações com os públicos, como: especificações dos públicos; formas de relacionamento; objetivos da relação; importância da relação; tempo que esse relacionamento existe; e, expectativas da relação por parte dos públicos e da organização. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Públicos essenciais: estão profundamente ligados à organização e são fundamentais para que ela possa se manter e realizar as suas atividades-fim.
II. Públicos não essenciais: não estão ligados diretamente aos fatores produtivos da organização, mas podem estar ligados à prestação de algum serviço.
III. Públicos de redes de interferência: são públicos externos à organização e que podem ser capazes de exercer grandes influências, sejam elas positivas ou negativas.
IV. Público essencial: se encontram inseridos os sindicatos; as agências de publicidade; as associações; os conselhos profissionais; as escolas; e, as universidades.
V. Os concorrentes e a mídia podem ser classificados como públicos não essenciais.
Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e V.
  • B II e IV.
  • C IV e V.
  • D I, II e III.