Questões de Pesquisa de Opinião em Marketing (Jornalismo)

Limpar Busca

No que se refere ao trabalho voltado para a comunicação interna, julgue o item.


No ambiente interno, não é recomendada a realização de pesquisa de opinião para medir o clima organizacional, pois o empregado tende e ficar constrangido e a omitir sua real opinião.

  • Certo
  • Errado
Considere:

1. Imagem institucional.
2. Identidade institucional.
3. Instrumento coleta de dados de percepção.
4. Pesquisa de imagem institucional.

( ) Ação metódica e sistematizada para verificação de como a organização é percebida por seus públicos.
( ) Impressão que os diversos públicos têm, de forma inconsciente, de uma determinada organização.
( ) Aquilo que uma organização deseja que o seu público pense a seu respeito, sua natureza e sua cultura.
( ) Meio com o qual uma organização coleta dados para verificar como ela é percebida por seu público.

Relacionando-se o conceito com a respectiva definição, obtém-se a seguinte ordem: 
  • A 2, 4, 3, 1.
  • B 3, 2, 1, 4.
  • C 1, 4, 3, 2.
  • D 4, 3, 1, 2.
  • E 4, 1, 2, 3.

A imagem é a forma como a empresa é percebida pela sociedade. Ela depende

  • A da ação coordenada dos stakeholders.
  • B do planejamento da empresa para a construção de sua imagem.
  • C da identidade projetada pelos dirigentes da organização.
  • D da percepção dos clientes.
  • E da visão dos administradores da empresa.

O método de diagnóstico que tem como objetivo o exame e a melhoria dos sistemas e das práticas da comunicação interna e externa de uma organização é chamado de Auditoria de

  • A Stakeholders.
  • B Comunicação Empresarial.
  • C Comunicação Organizacional.
  • D Comunicação Administrativa.
  • E Imagem.