Questões de Pesquisa de Opinião (Jornalismo)

Limpar Busca
Pesquisas que envolvem objetos que têm situações bastante particulares são realizadas pelo método:
  • A Qualitativo.
  • B Esfera Pública.
  • C Briefing duplo.
  • D Neurocomportamental.
  • E Golden method.

A respeito do jornalismo institucional e do trabalho na assessoria de imprensa, julgue o item.


As pesquisas de clima organizacional trazem informações importantes para uma auditoria de imagem da organização na mídia, sendo uma ferramenta de análise muito utilizada em relatórios de resultados e em clippings estratégicos.

  • Certo
  • Errado

Nos últimos anos, o trabalho de assessoria de imprensa vem se aperfeiçoando, de modo que o simples envio indiscriminado de releases não é suficiente para as organizações que de fato desejam visibilidade na mídia. Nesse contexto, o planejamento em comunicação deve ser usado como instrumento da assessoria de imprensa de qualquer organização pública ou privada. Em relação ao planejamento em comunicação, analise as assertivas que seguem e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O papel do assessor de imprensa é gerir o relacionamento entre as fontes e seus públicos de interesse.

( ) A gestão da comunicação deve estar conectada à cultura organizacional, pois é uma área estratégica.

( ) Os gestores de outras áreas costumam valorizar a comunicação, dando espaço para a tomada de decisão e garantindo investimento financeiro.

( ) A pesquisa de comunicação junto aos públicos da organização é uma estratégia para conhecer e melhorar os processos de gestão, mas geralmente fica mais restrita ao meio acadêmico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – F – V – F.
  • B V – V – F – V.
  • C V – V – V – F.
  • D F – F – V – V.
  • E F – V – F – V.

Os interesses comuns entre uma organização e seu público devem ser observados nas divulgações de notícias, tratando-se a comunicação como uma estratégia dentro da organização. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A Relacionar e avaliar informações e atividades de forma ordenada, com encadeamento entre elas, são fases do planejamento na elaboração das políticas a serem adotadas no jornalismo na organização.
  • B Nas publicações de entidades patronais, matérias de conteúdo laudatório são necessárias por seu valor como informação relevante.
  • C Após uma notícia desagradável à organização, uma estratégia eficaz é a de utilizar a publicidade, unindo-se as áreas de jornalismo, publicidade e marketing para melhor desviar a atenção do problema.
  • D Desconsidera-se a agenda setting no trabalho jornalístico realizado em organizações, por causa da urgência nos processos informativos.
  • E A imagem de uma organização é embasada na percepção que ela tem de si mesma, por atitudes concretas e excelência de produtos e serviços, facilitadas pelas divulgações nos meios de comunicação.

Considerando os métodos e técnicas de pesquisa na comunicação corporativa, assinale a opção correta.

  • A Em seus diferentes gêneros, áreas e técnicas, a pesquisa na comunicação corporativa fortalece a relação entre a marca e seus públicos.
  • B A pesquisa de opinião pode afetar a imagem corporativa, portanto é necessário agir cuidadosamente para que a imagem seja preservada.
  • C Somente nos momentos de crise econômica é que se abre espaço para a medição efetiva oferecida pela pesquisa mercadológica.
  • D A pesquisa mercadológica e de opinião são ferramentas acadêmicas que representam conhecimento suficiente para a área de comunicação corporativa.
  • E A pesquisa é um custo alto para a organização, apesar de seu valor ser reduzido pelos instrumentos tecnológicos colocados para realizar esse trabalho.