Questões de Pesquisa em Serviço Social (Serviço Social)

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A pesquisa social é fundamental no Serviço Social, permitindo que o profissional compreenda e atue melhor nas questões sociais. Na metodologia científica aplicada, é essencial diferenciar as abordagens qualitativa e quantitativa. Enquanto a abordagem qualitativa busca uma compreensão mais profunda dos fenômenos sociais, a quantitativa se refere a:

  • A estudos.
  • B filosofias.
  • C estatísticas.
  • D relações.
  • E discursos.

Na pesquisa científica em Serviço Social, a objetividade é fundamental para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Para assegurar essa objetividade no processo de coleta e análise de dados, é imprescindível:

  • A desconsiderar teorias anteriores que possam influenciar o pesquisador.
  • B focar na subjetividade das experiências dos sujeitos envolvidos na pesquisa.
  • C manter uma postura imparcial e neutra durante a coleta e análise de dados.
  • D desenvolver uma pesquisa baseada exclusivamente em observações informais.
  • E evitar o uso de fontes secundárias de dados.

A pesquisa, no trabalho do(a) assistente social, pode ser considerada uma atitude de “aprender a aprender”. No debate teórico-metodológico da pesquisa, aparece, com frequência, um “falso dilema” do confronto entre as técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa. Em relação a tal confronto, considere as afirmativas a seguir.

I  →  A abordagem quantitativa não deve ser oposta à qualitativa, mas ambas devem convergir na complementariedade para a produção de conhecimento.
II  →  A técnica qualitativa opõe-se à quantitativa, pois os dados obtidos por uma técnica não têm potencial de convergência com os obtidos pela outra.
III  →  As formas de coleta de dados mais utilizadas na pesquisa qualitativa são: história de vida, história oral, observação participante, estudo de caso, entrevista, pesquisa-ação e estudos etnográficos.
IV  →  Na pesquisa quantitativa, os conhecimentos são obtidos a partir de experiências, diálogos e percepções.

Estão corretas

  • A apenas I e II.
  • B apenas I e III.
  • C apenas II e III.
  • D apenas III e IV.
  • E apenas I, II e IV.

O debate sobre o conceito de raça/etnia é fundamental para a compreensão da questão social e suas particularidades na formação socio-histórica brasileira. Um documento que a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) publicou em 2018 cumpre o objetivo de contribuir e direcionar o debate sobre a questão étnico-racial na formação e no trabalho profissional dos(as) assistentes sociais.
O documento publicado pela ABEPSS, apresenta

  • A subsídios anticapacitistas e antirracistas para o debate sobre as manifestações da questão social e o Serviço Social.
  • B normativas do Serviço Social e os subsídios conceituais para entender o racismo estrutural.
  • C uma cartilha anticlassista, antissexista, antirracista e anticapacitista para as (os) assistentes sociais intervirem nas expressões da questão social brasileira.
  • D diretrizes e princípios formativos na graduação e pós-graduação em Serviço Social para o enfrentamento da questão social e o racismo estrutural.
  • E subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em Serviço Social.

A pesquisa na área do Serviço Social

  • A é irrelevante, uma vez que o trabalho profissional se baseia apenas na experiência prática dos(as) assistentes sociais.
  • B produz conhecimentos que contribuem para a qualidade dos processos de trabalho desenvolvidos pelos(as) assistentes sociais.
  • C é útil apenas para acadêmicos(as) e não tem aplicação prática no cotidiano do(a) assistente social.
  • D visa apenas à obtenção de reconhecimento acadêmico para os(as) assistentes sociais.
  • E é, exclusivamente, voltada para a obtenção de financiamento para projetos sociais.