Questões de Pesquisa em Serviço Social (Serviço Social)

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A pesquisa social é fundamental no Serviço Social, permitindo que o profissional compreenda e atue melhor nas questões sociais. Na metodologia científica aplicada, é essencial diferenciar as abordagens qualitativa e quantitativa. Enquanto a abordagem qualitativa busca uma compreensão mais profunda dos fenômenos sociais, a quantitativa se refere a:

  • A estudos.
  • B filosofias.
  • C estatísticas.
  • D relações.
  • E discursos.

Na pesquisa científica em Serviço Social, a objetividade é fundamental para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Para assegurar essa objetividade no processo de coleta e análise de dados, é imprescindível:

  • A desconsiderar teorias anteriores que possam influenciar o pesquisador.
  • B focar na subjetividade das experiências dos sujeitos envolvidos na pesquisa.
  • C manter uma postura imparcial e neutra durante a coleta e análise de dados.
  • D desenvolver uma pesquisa baseada exclusivamente em observações informais.
  • E evitar o uso de fontes secundárias de dados.

Referente à pesquisa qualitativa, suas características e desafios, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma das características importantes da metodologia qualitativa consiste na heterodoxia no momento da análise dos dados. A variedade de material obtido qualitativamente exige do pesquisador uma capacidade integrativa e analítica.

II. Um pesquisador com pouca experiência tem facilidade em analisar os dados na pesquisa qualitativa, considerando que consiste apenas em retirar e dar significado ao objeto estudado.

III. Apenas o uso da pesquisa qualitativa para um pesquisador das áreas das ciências sociais aplicadas e das ciências das humanidades é o suficiente e necessário para a análise do objeto de pesquisa.

IV. A metodologia qualitativa e a proximidade entre o pesquisador e o objeto a ser estudado, possibilita uma neutralidade e uma ética mais favorável para a realização da investigação.

V. Os métodos qualitativos exigem um grande investimento de tempo e pessoal bastante qualificado sociologicamente para essa tarefa, sobretudo considerando a ampla variedade de material a que se pode ter acesso.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A II, III e IV, apenas.
  • B III e IV, apenas.
  • C I, III e V, apenas.
  • D I e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.

Referente aos significados da pesquisa no Serviço Social, analise as questões a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

  • A A pesquisa no Serviço Social é resultado das análises econômicas e políticas, compreendida de forma atemporal.
  • B A pesquisa em Serviço Social parte de conceitos ortodoxos e do empenho do Serviço Social em construir conhecimento científico dentro da sua categoria profissional.
  • C A pesquisa realizada no âmbito da categoria profissional possibilita a construção de uma teoria social própria do Serviço Social.
  • D A pesquisa tem uma natureza temporal e é dotada de significância real influenciadora e resultante de todas as definições e procedimentos que envolvem os elementos constitutivos do ato de pesquisar, ou seja, características contextuais, processo histórico e da sua representatividade como prática concreta.
  • E A pesquisa deve ser regida por princípios metodológicos rígidos, que afaste qualquer influência subjetiva, sendo necessária uma objetividade na leitura social baseada na neutralidade do pesquisador.

Silva, Lopes e Braga Júnior (2014) analisam o uso da pesquisa quantitativa nas áreas de humanidades e ciências sociais aplicadas. Sobre a pesquisa quantitativa e como deve ser utilizada nos estudos, analise as afirmativas a seguir:

I. A pesquisa quantitativa só tem sentido quando há um problema muito bem definido e há informação e teoria a respeito do objeto de conhecimento, entendido aqui como o foco da pesquisa e/ou aquilo que se quer estudar.

II. É possível realizar a pesquisa de natureza quantitativa em objetos de estudo ditos “virgens”, não sendo recomendado o uso da pesquisa qualitativa.

III. A construção de escalas de atitude é uma tarefa difícil e requer experiência. Frente a essa dificuldade, podem-se usar escalas já construídas, testadas e validadas, e as fontes para se localizar esses instrumentos pode ser a internet.

IV. Os dados na abordagem quantitativa têm natureza numérica. São valores de grandezas monetárias (impostos pagos, valores das vendas), de grandezas físicas (volume de produtos vendidos, consumo de água mensal etc.) ou de escalas de atitude, que são escolhas que se transformam em números.

V. Em relação à pesquisa quantitativa, quanto mais níveis uma variável é mensurada, mais variabilidade se tem e melhor se podem distinguir diferenças nos testes estatísticos.


Está CORRETO o que se afirma em

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, III, IV e V, apenas.
  • C III, IV e V, apenas.
  • D I e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.