Questões de Pesquisa Operacional (Estatística)

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Considere um sistema de filas de dois servidores em estado estacionário, onde o número de clientes no sistema varia entre 0 e 4. Para n = 0,...,4, a probabilidade Pn de que exatamente n clientes estejam no sistema é P0 = 1/16 ,  P1 = 4/16 ,  P2 = 6/16 ,  P3 = 4/16 e P4 = 1/16 .  Então, o número esperado de clientes no sistema e o número esperado de clientes na fila são, respectivamente, iguais a: 
  • A 2 e 0,375.
  • B 1 e 0,687.
  • C 2 e 0,687.
  • D 1 e 0,375.
Uma indústria produz dois modelos de ventiladores, V1 e V2. O lucro por unidade de V1 é de 10 unidades monetárias e o lucro unitário de V2 é de 12 unidades monetárias. A indústria usa 90 minutos para fabricar uma unidade de V1 e 110 minutos para produzir uma unidade de V2. O tempo mensal disponível para a produção dos ventiladores é de 160 horas. Além disso, V1 necessita de 4 unidades de determinada matéria-prima e V2 usa 3 unidades da mesma matéria-prima, cujo estoque é de 38 unidades. As demandas esperadas de V1 e V2 são, respectivamente, 40 unidades de V1 e 30 unidades de V2 por mês. Supondo que x1 representa a quantidade de ventiladores do modelo V1 produzidas e que x2 representa a quantidade de ventiladores do modelo V2 produzidas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O lucro é dado por L = 12x1 + 10x2.
( ) As demandas por V1 e V2 representam restrições, assim x1 > 40 e x2 > 30.
( ) Podemos representar a restrição referente à matéria-prima por: 4x1 + 3x2 ≤ 38.
( ) O tempo disponível para produção dos ventiladores não é uma restrição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - F - V
  • B V - F - V - F
  • C F - F - V - F
  • D F - F - F - V
  • E V - V - V - V
Na teoria das filas, sabe-se que nem sempre a fila se forma porque a capacidade de atendimento é insuficiente. Pode ser que a fila se forme pela variabilidade no intervalo entre chegadas dos clientes ao posto de atendimento ou no próprio tempo de atendimento. Por exemplo, se em um guichê os clientes chegam, em média, 1 a cada 10 minutos e o atendimento demora em média 8 minutos, podemos afirmar que: 
  • A se chegar mais de 1 cliente num período de 10 minutos, certamente se formará fila
  • B se um cliente demorar 9 minutos para ser atendido, certamente se formará fila
  • C mesmo que chegue mais de um cliente no período de 10 minutos, pode ser que não se forme fila
  • D mesmo que um cliente demore mais de 10 minutos para ser atendido, certamente não se formará fila
  • E se chegarem 2 clientes no período de 10 minutos e o primeiro for atendido em 8 minutos, certamente não se formará fila

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os indicadores educacionais de taxa de atendimento escolar, taxa esperada de conclusão e gasto médio por aluno são classificados, respectivamente, como indicadores de:

  • A acesso, eficiência e financiamento.
  • B acesso, oferta e sociodemográfico.
  • C sociodemográfico, eficiência e comparação.
  • D sociodemográfico, acesso e financiamento.

Suponha que seja feita a seguinte pergunta em uma pesquisa:
Quais são os benefícios da água para a sua saúde?
Esse tipo de pergunta em um questionário se classifica como:

  • A aberta
  • B classificatória
  • C de múltipla escolha
  • D de ranqueamento
  • E de resposta única