Questões de Piaget (Pedagogia)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.
O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense/ Universitária, 1985.

O suíço Jean Piaget se dedicou aos estudos sobre aprendizagem e educação. Qual o estágio que corresponde às crianças de 0 a 2 anos?

  • A Sensório-motor.
  • B Pré-operatório.
  • C Operações concretas.
  • D Operações formais.

A concepção interacionista de Piaget e Vygotsky enfatiza a importância da interação social no processo de aprendizagem. No entanto, há uma diferença fundamental entre as teorias desses autores. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE expressa essa diferença:

  • A Piaget enfatiza o papel do meio social, enquanto Vygotsky destaca a importância da maturação biológica.
  • B Piaget acredita que o conhecimento é construído individualmente, enquanto Vygotsky destaca o papel da linguagem e da cultura na construção do conhecimento.
  • C Vygotsky defende a ideia de que o desenvolvimento precede a aprendizagem, enquanto Piaget acredita que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento.
  • D Ambos os autores concordam que a zona de desenvolvimento proximal é o motor da aprendizagem.

Leia o texto a seguir.
A escola tradicional impõe ao aluno a sua tarefa: ela o “faz trabalhar”. Sem dúvida a criança pode colocar nesse trabalho uma parte maior ou menor de interesse e de esforço pessoal, e na medida em que o professor é bom pedagogo, a colaboração entre os alunos e ele deixa uma margem apreciável à atividade verdadeira. Mas, dentro da lógica do sistema, a atividade intelectual e moral do aluno permanece heterônoma [...].
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Considerando o texto, a abordagem da escola tradicional

  • A fundamenta-se no interesse pessoal do aluno.
  • B apresenta o conteúdo de forma assimilável aos estágios do desenvolvimento da criança.
  • C compreende o jogo e/ou a brincadeira como importante para o aprendizado.
  • D concebe a inteligência infantil a partir de métodos de receptividade.

Ao tecer observações acerca das transformações afetivas ocorridas na segunda infância, Jean Piaget destaca as mudanças profundas relacionadas aos sentimentos morais. Os resultados dos seus estudos psicológicos levaram esse teórico a concluir que, enquanto a obediência marca a primeira infância, é o respeito mútuo a marca distintiva da segunda infância. Daí que a consequência afetiva, especialmente importante, derivada deste respeito mútuo é

  • A a cidadania passiva.
  • B a ambição e vontade de vencer em grupo.
  • C o contrato de relações hipotímicas.
  • D o sentimento de justiça.

Qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta das fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Piaget?

  • A Sensório-motor, operacional concreto, pré-operacional, operacional formal.
  • B Pré-operacional, sensório-motor, operacional concreto, operacional formal.
  • C Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto, operacional formal.
  • D Operacional formal, operacional concreto, préoperacional, sensório-motor