Questões de Piaget (Pedagogia)

Limpar Busca

Considerando a teoria de Jean Piaget, no desenvolvimento cognitivo, quando as crianças podem compreender o conceito de identidade e estão começando a compreender os relacionamentos causais, estão desenvolvendo proficiência na classificação e compreendem os princípios de contagem e quantidade. Ainda, tendem a confundir a realidade e a fantasia, e também não compreendem a reversibilidade e as implicações das transformações. Elas mostram sinais de terem uma teoria da mente, incluindo consciência de seus processos de pensamento, certa habilidade para distinguir eventos imaginários e reais, capacidade de enganar, e compreensão de que as pessoas podem manter crenças errôneas. Sobre tais informações, inferese que a criança está no período:

  • A Pré-operatório.
  • B Sensório-motor.
  • C Operatório formal.
  • D Operatório concreto.

Como um autêntico estruturalista, Piaget acreditava ter desvendado as formas, ou seja, a essência dos mecanismos pelos quais o pensamento se desenvolve. Essas formas universais estariam muito além de possíveis variações contextuais. Ao discutir a relação entre o tempo e o desenvolvimento intelectual, Piaget fez algumas observações que podem contribuir para elucidar sua posição em relação ao papel do social nesse processo. Ele distinguiu alguns aspectos do desenvolvimento mental; analise-os.

I. O aspecto psicossocial, que compreende tudo o que a criança recebe do ambiente exterior, ou seja, o que ela aprende por meio da transmissão familiar, escolar e educativa em geral.
II. O fator psicológico (espontâneo), isto é, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita, às formas que a criança elabora por si mesma.
III. A mediatização entre o social e o psicológico que se dá na atividade prática, por meios de instrumentos de trabalho e principalmente na internalização da linguagem. Com isso, conseguiu mostrar como a natureza social das pessoas torna-se, igualmente, sua natureza psicológica.
IV. O desenvolvimento mental é completamente independente de qualquer influência social ou cultural, sendo determinado exclusivamente por fatores genéticos.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.

Para Piaget, as leis que regulam a evolução e a aprendizagem são

  • A entropia e empatia.
  • B assimilação e acomodação.
  • C operações formais e operações lógicas.
  • D estilos cognitivos e estilos de comportamento.
  • E desenvolvimento sensorial e desenvolvimento integral.

Leia o trecho a seguir.

A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.

  • A Para o autor, o pensamento lógico é construído pelo indivíduo por meio da interação e da experiência, atribuindo significados à realidade.
  • B Para o autor, o pensamento lógico é determinado pela habilidade do professor de repetir o conteúdo acompanhado de reforços positivos e negativos.
  • C Para o autor, o pensamento lógico é inerente ao objeto observado, destacando o ambiente escolar como o espaço capaz de mediar a interação entre os estudantes e os objetos.
  • D Para o autor, o pensamento lógico é definido pela capacidade de abstração do aluno, uma atividade individual, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia da criança.
  • E Para o autor, o aprendizado é um processo psicológico que se concentra nos estímulos externos ao indivíduo, dispensando, portanto, explicações de natureza biológica.

Analise as asserções a seguir sobre o desenvolvimento mental apresentado por Jean Piaget.
I- O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. II- Um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos –, também a vida mental pode ser concebida como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. III- O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Assim, do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor à instabilidade e incoerência relativa às ideias infantis e à sistematização de raciocínio do adulto. No campo da vida afetiva, notou-se, muitas vezes, por que o equilíbrio dos sentimentos diminui com a idade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II.
  • B I.
  • C II e III.
  • D I e III.
  • E I e II.