Questões de Piaget (Psicologia)

Limpar Busca

Segundo Peranzoni e Camargo (2011, p. 1), Jean Piaget “[...] reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem” e formulou os estágios do desenvolvimento cognitivo.
Fonte: PERANZONI, V. C.; CAMARGO, M.A. S. Proposta construtivista: um desafio sempre atual. Disponível em: E.F. Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2024.

Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são:

  • A fase oral; contexto; caráter preventivo e reeducativo.
  • B adaptação; acomodação; assimilação e equilibração.
  • C afetivo; pré-silábico; projetivo e simbólico.
  • D socialização; subjetivação; atividade e fantasia.
  • E sensório-motor; pré-operacional; operacional concreto e lógico-formal.

Jean Piaget (1896-1980) foi um pesquisador interessado pelo ensino. Contribuiu com pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças, criando uma teoria que marcou o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade.

Para este teórico, sobre a aprendizagem das crianças :

I- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é aquele no qual as crianças assumem um papel pouco experimental, sem a necessidade de manter contato com outras pessoas.
II- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado não colaborativo.
III- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é o aprendizado por descoberta.
IV- o tipo de aprendizado que as crianças usam para desenvolver a inteligência é a interação consigo própria.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C III.
  • D II e IV.
  • E I e III.

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e epistemólogo genético que acreditava que a forma como as crianças pensam é fundamentalmente diferente da forma como os adultos pensam. A teoria de Piaget foi muito influente no domínio da aquisição da linguagem.

No contexto do pensamento piagetiano, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Piaget sugere que o desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento das emoções, sendo considerado uma forma de representação destas últimas.
  • B Piaget sugere que as competências linguísticas e cognitivas estão diretamente relacionadas e que competências cognitivas mais fortes conduzem a competências linguísticas mais fortes.
  • C O surgimento da linguagem parece apresentar estreitas relações com os aspectos subjetivos.
  • D A linguagem é entendida por Piaget como um sistema de apresentações, assim como outros aspectos da função instrumental geral.
  • E Piaget afirma que a linguagem está ligada ao desenvolvimento do tamanho do cérebro.

Considerando o pensamento operacional formal, que, segundo Piaget, é típico da adolescência, temos as seguintes características: 


I. Abstração II. Hipotético III. Teste de situações IV. Planejamento


Sobre estas, é CORRETO afirmar que os itens que caracterizam o pensamento operacional formal são:

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV

Leia essa afirmação oriunda das ideias morais de Piaget:

O indivíduo com_______________ é aquele que tem uma visão mais ampla e crítica da sociedade e de seus contratos; que entende as leis como um sistema de acordos democraticamente estabelecidos, que possibilitam a vida em grupo. Esse nível com _______________ pode levar, inclusive, ao questionamento dessas leis, desde que o indivíduo considere que elas, de alguma maneira, ferem direitos universais, como a vida, a dignidade e o bem-estar humano.

Assinale a alternativa que, CORRETAMENTE, identifica o estágio moral do adolescente autor de atos infracionais:

  • A autonomia
  • B heteronomia
  • C anomia
  • D resiliência
  • E universalidade