Questões de Piaget (Psicologia)

Limpar Busca

Piaget foi o precursor da revolução cognitiva com sua ênfase nos processos mentais. Ele via o desenvolvimento cognitivo como produto dos esforços das crianças para compreender e atuar sobre o mundo. Da infância a adolescência, as operações mentais evoluem da aprendizagem baseada na atividade sensório motora ao pensamento lógico abstrato e desenvolve através de três princípios: organização, adaptação e equilibração. É certo afirmar que:

  • A o processo de equilibração descreve como uma criança lida com novas informações que parecem conflitar com o que ela já sabe.
  • B incorporação de novas informações a uma estrutura cognitiva já existente.
  • C a assimilação e a acomodação operam juntas para produzir crescimento cognitivo.
  • D há uma tendencia de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas que incorporam imagens cada vez mais precisas da realidade.

Jean Piaget (1975) afirma que o saber experimentar exige o pensamento formal que é necessário para antecipar resultados. De acordo com o pensamento de Jean Piaget responda:

  • A Conforme Piaget, a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores, a afirmação da vontade.
  • B Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação regressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
  • C Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características incomuns de uma faixa etária, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
  • D O principal objetivo da educação é repetir o que outras gerações fizeram.
  • E Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito.

Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida. Dos estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar:

  • A Sensório-motor (2 a 7 anos).
  • B Pré-operatório (0 a 2 anos).
  • C Pré-operatório (2 a 7 anos).
  • D Sensório-motor (7 a 11 ou 12 anos).
  • E Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).

Existem várias perspectivas teóricas que embasam as discussões e reflexões a respeito do Desenvolvimento Humano, preencha cada perspectiva com um autor que possa fundamentá-la e marque a sequência que indica a alternativa correta:
1- Freud, 1953. 2- Skinner, 1938. 3- Piaget, 1951.
( ) A perspectiva da aprendizagem, que vê o desenvolvimento humano como resposta a eventos externos e cujo foco está nos comportamentos observáveis. ( ) As perspectivas psicológicas, que se concentram nas forças subjacentes que motivam o comportamento. ( ) A perspectiva cognitiva, que enfatiza mudanças qualitativas considerando a criança como ativa no seu próprio desenvolvimento.

  • A 2, 1, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 3, 1.
  • D 1, 2, 3.
  • E 3, 2, 1.

Entende-se por Psicologia do Desenvolvimento o estudo sobre o desenvolvimento humano. De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo poderia ser subdividido em uma série de quatros estágios.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

  • A No estágio pré-operatório, o grande avanço cognitivo é uma melhor capacidade de representar, mentalmente, objetos que não estejam fisicamente presentes; portanto, Piaget caracteriza esse estágio de acordo com aquilo que a criança consegue fazer.
  • B O período sensório-motor (0 a 24 meses) baseia-se em uma inteligência que trabalha as percepções e as ações pelos deslocamentos do próprio corpo. Nesse período, a criança não possui representação mental, ou seja, para ela os objetos só existem se estiverem em seu campo visual.
  • C O quarto período é o das operações concretas, no qual a criança conhece e organiza o mundo de forma lógica ou operatória. A conversação torna-se uma linguagem socializada, pois a fala egocêntrica desaparece devido ao desejo de trabalhar com os outros.
  • D No estágio pré-operatório, a conduta social é de isolamento e indiferenciação, em que o mundo se volta inteiramente para a própria criança. O pensamento pré-operatório é marcado pelo egocentrismo, isto é, a incapacidade de ver as coisas pela perspectiva de outra pessoa.