Questões de Piaget (Psicologia)

Limpar Busca

Marque a alternativa que condensa a defesa feita por Piaget sobre a relação entre os seres e a geometria:

  • A Faz parte do arcabouço a ser conquistado pelo ser à medida que estabelece contato com os conteúdos matemáticos ensinados a partir do trabalho pedagógico na pré-escola.
  • B Elaboração extremamente complexa que só pode ser apropriada pelo pensamento humano quando se atinge a idade escolar corresponde ao atual ensino médio brasileiro.
  • C Todo instinto animal já supõe uma geometria.
  • D Trata-se de uma noção que só se desenvolve quando a criança supera a fase autística e adentra no período transitório do egocentrismo infantil.

À luz da teoria de Jean Piaget, é correto afirmar que o estado de equilíbrio entre a assimilação dos objetos às estruturas da ação e a acomodação destas estruturas aos objetos corresponde à categoria conceitual:

  • A simbiose.
  • B autopoiese.
  • C adaptação.
  • D psicogênese.

Piaget foi o precursor da revolução cognitiva com sua ênfase nos processos mentais. Ele via o desenvolvimento cognitivo como produto dos esforços das crianças para compreender e atuar sobre o mundo. Da infância a adolescência, as operações mentais evoluem da aprendizagem baseada na atividade sensório motora ao pensamento lógico abstrato e desenvolve através de três princípios: organização, adaptação e equilibração. É certo afirmar que:

  • A o processo de equilibração descreve como uma criança lida com novas informações que parecem conflitar com o que ela já sabe.
  • B incorporação de novas informações a uma estrutura cognitiva já existente.
  • C a assimilação e a acomodação operam juntas para produzir crescimento cognitivo.
  • D há uma tendencia de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas que incorporam imagens cada vez mais precisas da realidade.

Jean Piaget (1975) afirma que o saber experimentar exige o pensamento formal que é necessário para antecipar resultados. De acordo com o pensamento de Jean Piaget responda:

  • A Conforme Piaget, a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores, a afirmação da vontade.
  • B Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação regressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
  • C Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características incomuns de uma faixa etária, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
  • D O principal objetivo da educação é repetir o que outras gerações fizeram.
  • E Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito.

Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida. Dos estágios de desenvolvimento de Piaget é correto afirmar:

  • A Sensório-motor (2 a 7 anos).
  • B Pré-operatório (0 a 2 anos).
  • C Pré-operatório (2 a 7 anos).
  • D Sensório-motor (7 a 11 ou 12 anos).
  • E Operações concretas (11 ou 12 anos em diante).