Questões de Planejamento de Mídia (Comunicação Social)

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Em junho de 2023, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial apresentava os resultados da quarta edição da pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional.
Leia o trecho que ser refere aos canais de comunicação utilizados.

A pesquisa aponta que para a maioria dos participantes (73%), a estrutura atual dos canais de comunicação, do ponto de vista da organização, atende de forma parcial as necessidades da comunicação e que os canais mais utilizados para se comunicarem com seu público externo, pelas áreas de Comunicação das empresas participantes, são: as redes sociais (87%), os jornais online (53%), o portal corporativo (47%), as feiras e eventos (40%), as revistas online (38%) e os jornais impressos (36%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: os aplicativos para dispositivos móveis – app (10%), os blogs/fóruns online (12%), o rádio (14%), os influenciadores (16%).
Já para o público interno, os canais mais utilizados são: o portal corporativo (68%), o canal digital de conteúdo próprio (55%), as redes sociais (51%), os aplicativos para dispositivos móveis – app (37%) e as feiras e eventos (24%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: o whatsapp (4%), as revistas de notícias impressas (6%), os blogs/fóruns online (7%), as revistas online (10%) e os influenciadores (10%).


Com base nos resultados apresentados é possível perceber que

  • A o portal corporativo é mais utilizado pelo público externo e pelos influenciadores do que pelo público interno.
  • B as feiras e eventos tem uso mais significativo para o público interno, sendo uma estratégia pouco indicada para o externo.
  • C o público interno recebe comunicações prioritariamente pelos apps de mensageria.
  • D entre os canais mais utilizados para a comunicação estão as redes sociais, sobretudo para com o público externo.
  • E veículos impressos e blogs e fóruns de discussão online tem participação significativa nos canais de comunicação.

No que diz respeito a comunicação organizacional, comunicação interna, comunicação mercadológica e fluxos comunicativos, assinale a opção correta.

  • A As organizações necessitam de uma comunicação interna desvinculada dos seus setores.
  • B O planejamento de comunicação é fator de pouco risco e baixa importância na instituição.
  • C Uma comunicação proporcional ao mercado e à imprensa não é condição para o crescimento e a sobrevivência das organizações.
  • D O planejamento de comunicação desempenha papel decisivo nas organizações apenas em casos críticos.
  • E As comunicações interna, mercadológica e institucional são alguns dos tipos de comunicação analisadas pelas organizações.

A interação dos clientes/usuários de uma empresa/ instituição com as mídias sociais instrucionais dessa corporação é uma realidade. O assessor de comunicação deve monitorar essa relação através de métricas. A característica conhecida como engajamento

  • A é uma métrica que estabelece a vinculação do público com as postagens, seja curtindo, comentando ou compartilhando.
  • B mede, principalmente, a rejeição do público a um produto ou à própria instituição.
  • C é uma métrica que busca aferir os sentimentos envolvidos em determinada postagem.
  • D mensura o número de menções feitas a uma determinada instituição em diferentes mídias sociais.

Uma empresa criou há um ano uma conta no Instagram, mas percebe que não vem obtendo engajamento de seus clientes nessa rede social.

Nesse contexto, a solução, na gestão da comunicação, para tentar alavancar o número de seguidores e obter o desejado engajamento, é elaborar

  • A posts atrativos e modernos
  • B manual de uso das redes
  • C estratégia e planejamento
  • D feiras sobre redes sociais
  • E um novo perfil no Instagram

Tendo em vista que a assessoria de imprensa deve levar informações relevantes sobre o assessorado à sociedade ou a públicos específicos, com o objetivo de formar uma imagem positiva da organização, julgue o próximo item, relativos à assessoria de imprensa. 


É indispensável conhecer o funcionamento da mídia para se encontrar oportunidades de promoção da organização.

  • Certo
  • Errado