Questões de Planejamento de Mídia e de Pontos de Contato (Publicidade e Propaganda)

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O planejamento de mídia é uma etapa estratégica do processo de marketing e publicidade que visa maximizar o impacto da mensagem publicitária, garantindo que ela alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Dessa forma, ao definir a alocação de investimentos nos diferentes canais de comunicação, o profissional de mídia deve levar em consideração algumas estratégias, dentre as quais figura a seguinte:

  • A Escolher exclusivamente canais de mídia tradicionais, desconsiderando as variadas plataformas de mídias digitais.
  • B Alocar todo o orçamento em um único canal para maximizar a visibilidade da mensagem pelos diferentes públicos-alvo.
  • C Analisar o perfil demográfico e comportamental do público-alvo para direcionar os investimentos de forma estratégica.
  • D Depender exclusivamente de canais de mídia social, ignorando os meios tradicionais de comunicação para maximizar o alcance da mensagem.
  • E Selecionar os canais de mídia, levando em consideração apenas a sua utilização pelos seus concorrentes diretos.
A linguagem publicitária utiliza diversos meios narrativos para persuadir seu consumidor, utilizando-se de diferentes estratégias e atuando em diversos contextos. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto a esse tema.
  • A A estratégia racional é a mais eficaz para a linguagem publicitária, pois se baseia em argumentação lógica e objetiva, destacando claramente os atrativos do produto
  • B A estratégia emocional na linguagem publicitária busca convencer o público por meio de apelos sentimentais, excluindo elementos visuais, pois distraem o público-alvo
  • C A estratégia inconsciente ou subliminar utiliza exclusivamente elementos verbais da linguagem publicitária para impactar o telespectador, promovendo uma conexão mais profunda
  • D Na construção da narrativa audiovisual, a linguagem publicitária segue, geralmente, um roteiro clássico de enredo, com início, meio e fim, apresentando personagens heróis e anti-heróis
  • E A linguagem publicitária é desvinculada de elementos culturais e ideológicos, visando atingir um público mais amplo e diversificado

A dinâmica das redes sociais estabeleceu uma nova forma de recepção de mensagens, de troca de informação. O usuário não tem o controle do que passa pelo seu feed.

Esse trânsito de informação é estabelecido por

  • A anúncio
  • B dump
  • C avatar
  • D block
  • E algoritmo

Ao final de uma campanha, os resultados devem ser avaliados por toda a equipe envolvida. No caso do setor de mídia, algumas das variáveis avaliadas se referem à correlação entre frequência, cobertura e audiência.

A cobertura diz respeito ao(à)

  • A percentual de pessoas expostas, pelo menos uma vez, à mensagem da campanha.
  • B número de vezes que determinada pessoa pode vir a receber a mensagem.
  • C intensidade de consumo dos veículos de comunicação pelo público específico.
  • D intensidade de cobertura e às estratégias de utilização dos meios por mercado.
  • E relação custo-benefício proporcionada pelos veículos de comunicação.

A utilização de impressões em grandes formatos – mesmo que a presença de telas digitais em espaços externos esteja ganhando terreno – levanta questões sobre a resolução e a qualidade dos arquivos originais.

Considerando-se a preparação de arquivos para essas situações, constata-se que

  • A painéis digitais exigem o uso de uma combinação de formatos.
  • B arquivos vetoriais permitem qualquer escala de utilização.
  • C grandes formatos de impressão exigem alta resolução.
  • D imagens bitmap não apresentam qualidade suficiente.
  • E impressões de grande formato limitam a escala de cores.