Questões de Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar (Educação Física)

Limpar Busca

O jogo é visto como uma produção histórico-cultural fundamental para o desenvolvimento físico, intelectual e psíquico da criança, enquanto a brincadeira é muitas vezes tratada como uma atividade espontânea e livre de regras rígidas. Avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O jogo é uma atividade fundamental no desenvolvimento psíquico da criança, pois, além de promover a interação social, permite que as regras e as normas sejam constantemente recriadas pelos grupos, refletindo o contexto cultural e histórico em que está inserido.

PORQUE

II. O jogo é utilizado de forma espontânea e naturalizada no ambiente escolar, sendo, muitas vezes, tratado como uma ferramenta auxiliar que visa à fixação de conteúdos e à facilitação de interações sociais específicas, sem a devida organização ou sistematização pedagógica.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A I e II são verdadeiras, mas II não é justificativa da I.
  • B I e II são verdadeiras, e II é justificativa da I.
  • C I é verdadeira, e II é falsa.
  • D I é falsa, e II é verdadeira.
  • E I e II são falsas.

No ensino da Educação Física escolar, o princípio metodológico que se refere à participação efetiva do aluno no planejamento e no desenvolvimento das atividades que estimulam a inclusão de todos, proporcionando o debate e o diálogo entre os pares, é o de

  • A contextualização.
  • B autonomia e criatividade.
  • C ludicidade.
  • D interação.
  • E problematização.

Ao longo do ano letivo, uma professora de Educação Física adota diferentes tipos de avaliação de seus estudantes, visando promover um sistema abrangente de mensuração do desempenho e, consequentemente, do aprendizado. Com o objetivo de desenvolver nos seus alunos noções conceituais de esforço, intensidade e frequência relacionados ao exercício físico, ela organiza aulas práticas e seminários periódicos em que os alunos, divididos em pequenos grupos, demonstram seus conhecimentos sobre os diferentes assuntos, de modo que, ao final do período letivo, consigam atingir o objetivo da disciplina.

Considerando o contexto descrito, assinale a opção que melhor descreve a forma de avaliação adotada pela professora.

  • A Somativa.
  • B Diagnóstica.
  • C Formativa.
  • D Comparativa.
  • E Normativa.

O planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. Na construção de um plano de aula devemos indicar o que fazer diariamente sala de aula propondo o bom emprego do plano de ensino. Um dos componentes do plano de aula está relacionado aos materiais que serão utilizados na aula, que podem ser desde um giz até um jogo. Essas ferramentas auxiliam o desenvolvimento da metodologia. Qual o nome desse componente do plano de aula?

  • A Avaliação.
  • B Objetivos.
  • C Recursos didáticos.
  • D Área do conhecimento.

Ao preparar seu plano de aula sobre o assunto Atletismo, um professor decide elencar algumas regras do esporte para chamar a atenção da turma.
De acordo com as Regras de Competição da Confederação Brasileira de Atletismo, assinale a afirmativa correta.

  • A As provas de campo são compostas pelos saltos horizontais e provas de arremesso e lançamento.
  • B Nas provas individuais de corrida, até e incluindo 800m, a saída agachada e o uso de blocos de partida são obrigatórios.
  • C As provas de arremesso incluem o arremesso do peso e o arremesso do disco.
  • D As distâncias oficiais para as corridas com barreiras são 100m, 110m e 400m, e para as corridas com obstáculos são 2.000m e 3.000m. 
  • E O atleta que executar uma saída falsa (antes da execução do disparo de partida) deverá ser advertido e, no caso de cometer outra violação semelhante, será desqualificado.