Questões de Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar (Educação Física)

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“Atualmente as brincadeiras e os jogos são utilizados como ferramentas potentes para o estímulo das aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento” (SILVA, FERREIRA & SILVA, 2021).
Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo na escola.

1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que as brincadeiras e os jogos possam ser um conteúdo da Educação Física, pois o trabalho com o corpo amplia-se nas múltiplas relações experienciais dos educandos.
2. A estruturação pedagógica da Educação Física, de maneira que o jogo seja entendido, apreendido, refletido e reconstruído como um conhecimento que constitui um acervo propositivo para o estímulo de valores humanos em favor da ambiência coletiva, se faz de maneira urgente.
3. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) descarta a vivência dos jogos eletrônicos, ainda que de forma educativa, pois estes têm tomado um relevante espaço na vida das crianças.
4. Os jogos cooperativos são formas potentes para desenvolver o espírito de comunidades justas, do desenvolvimento moral, da partilha coletiva e da visibilidade do outro como um ser colaborativo.
5. Segundo a BNCC, os jogos competitivos não devem ser objetos da Educação Física escolar, mesmo sendo importantes para estimular o princípio do trabalho em equipe e estimular o protagonismo em diferentes vertentes, diante da perspectiva do trabalho com o outro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

“Menos mitos e idealizações e mais ritos de realizações” (BROTTO, 2020).

Analise as afirmativas abaixo sobre os esportes e os jogos na escola.

1. Os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe com o objetivo de alcançar metas mutuamente aceitáveis.
2. O aluno deve ser o centro de interesse do ensino.
3. Deve se limitar a dimensão da simples aprendizagem motora para os gestos esportivos.
4. Nos jogos cooperativos joga-se para derrotar os adversários e não para superar desafios.
5. Deve se desenvolver a partir da alegria e da vontade de seus participantes, a partir das infinitas possibilidades de movimento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

“Na busca de organizar o ensino, recorrendo à articulação entre a teoria e a prática é que se constitui a atividade do professor, mais especificamente, a atividade de ensino” (MOURA, 2010).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre atividade orientadora do ensino (AOE).

( ) Compreender o conceito de atividade como unidade de análise do desenvolvimento humano, e as principais relações que o caracterizam, pode orientar a organização do ensino.
( ) A atividade educativa tem por finalidade aproximar os sujeitos de um determinado conhecimento.
( ) AOE mantém a estrutura de atividade ao indicar uma necessidade, um motivo real, objetivos e propõe ações que considerem as condições objetivas da instituição escolar.
( ) O que é objetivado na AOE de ensino é a transformação do psiquismo do sujeito que está em atividade de aprendizagem.
( ) Na AOE, ambos, professor e aluno, são sujeitos em atividade e como sujeitos se constituem como indivíduos portadores de conhecimentos, valores e afetividade que estarão presentes no modo como realizarão as ações que têm por objetivo um conhecimento de qualidade nova.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • V • V
  • B V • F • V • F • V
  • C V • F • F • V • F
  • D F • V • F • V • F
  • E F • F • V • F • V

O jogo é visto como uma produção histórico-cultural fundamental para o desenvolvimento físico, intelectual e psíquico da criança, enquanto a brincadeira é muitas vezes tratada como uma atividade espontânea e livre de regras rígidas. Avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O jogo é uma atividade fundamental no desenvolvimento psíquico da criança, pois, além de promover a interação social, permite que as regras e as normas sejam constantemente recriadas pelos grupos, refletindo o contexto cultural e histórico em que está inserido.

PORQUE

II. O jogo é utilizado de forma espontânea e naturalizada no ambiente escolar, sendo, muitas vezes, tratado como uma ferramenta auxiliar que visa à fixação de conteúdos e à facilitação de interações sociais específicas, sem a devida organização ou sistematização pedagógica.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A I e II são verdadeiras, mas II não é justificativa da I.
  • B I e II são verdadeiras, e II é justificativa da I.
  • C I é verdadeira, e II é falsa.
  • D I é falsa, e II é verdadeira.
  • E I e II são falsas.

“A sociedade está caminhando para ser uma sociedade que aprende de novas maneiras, por novos caminhos, com novos participantes, de forma contínua” (MORAN, 2012). Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre mídias e tecnologias do conhecimento.

( ) Os espaços escolares não devem ser apenas democráticos, mas abertos às novas possibilidades trazidas pelas tecnologias.
( ) É necessário compreender que as mídias digitais favorecem o processo de aprendizagem e que o professor detém o conhecimento sozinho.
( ) As mídias na educação são parte essencial dos processos de socialização e de integração da tecnologia da informação e comunicação na escola em todos os níveis.
( ) Apesar de a grande relevância e importância das mídias já serem reconhecidas em todos os setores e âmbitos, no âmbito educacional um dos grandes desafios está na desigualdade que esses setores apresentam, pois afetam a realidade das crianças brasileiras.
( ) A escola não deve integrar as tecnologias de informação e comunicação porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F • V
  • B V • F • V • V • F
  • C V • F • F • V • V
  • D F • V • V • V • F
  • E F • F • V • V • F