Questões de Planejamento Educacional (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Piletti (1990), analise a sentença abaixo:

Planejar é estudar (1ª parte). Nesse sentido, estudar é assumir atitudes sérias diante de um problema, procurando pensar e refletir para escolher as melhores alternativas de ações possíveis para alcançar os objetivos que são determinados por certa realidade (2ª parte). Assim, o ato de planejar deve estar desvinculado da realidade (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 1ª e 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Segundo Piletti (1990) e Turra et al. (1995), são características ideais do planejamento, EXCETO:

  • A Ser elaborado em função das necessidades e da realidade apresentada pelos alunos.
  • B Ser claro e preciso.
  • C Conter enunciados que apresentem indicadores bem exatos e sugestões bem concretas para o trabalho a ser realizado.
  • D Ser elaborado em interna correlação com os objetivos visados.
  • E Ser elaborado tendo em vista as condições do local, o tempo e os recursos disponíveis no futuro.

De acordo com Turra et al. (1995), os três tipos de planos que o professor pode organizar durante um período letivo, considerando a sequência de abrangência (do mais abrangente para o menos abrangente), são os planos de:

  • A Aula, curso e unidade.
  • B Unidade, aula e curso.
  • C Curso, unidade e aula.
  • D Curso, aula e unidade.
  • E Unidade, curso e aula.

Qual das alternativas abaixo melhor descreve a importância do planejamento pedagógico em uma instituição de ensino:

  • A Permite que os professores sigam um roteiro rígido sem adaptações.
  • B Garante que todas as aulas sejam ministradas sem a participação da comunidade escolar.
  • C Auxilia na organização e sistematização das ações escolares, melhorando o processo de ensino e aprendizagem.
  • D Impede a inclusão de novas metodologias durante o ano letivo.

Quais são os elementos que devem estar presentes no planejamento pedagógico de uma escola:

  • A Somente as metas financeiras da instituição.
  • B Normas gerais da instituição, objetivos educacionais, currículo, formação continuada, plano de ação, calendário de atividades, grade horária, planejamento das aulas e recursos.
  • C Apenas os objetivos educacionais e o currículo.
  • D Plano de ação e metas financeiras.