Questões de Planejamento Estratégico de Comunicação (Comunicação Social)

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No que se refere à elaboração e gestão de campanhas publicitárias, julgue o item a seguir. 


A técnica de inbound marketing em campanhas publicitárias digitais envolve a rápida experimentação de estratégias de marketing de baixo custo, o que pode gerar resultados significativos a curto prazo, mas normalmente não é sustentável para a construção de uma marca a longo prazo. 

  • Certo
  • Errado

Os pré-requisitos para a mensuração de resultados de um programa de comunicação levam em consideração a clareza da função a ser exercida pela Comunicação, o planejamento de execução do programa e o planejamento da área segundo o planejamento dos negócios.
Na linguagem técnica dos avaliadores, a contribuição dos resultados de um programa de comunicação para o alcance dos objetivos de negócio corresponde ao

  • A Outtake.
  • B Output.
  • C Outcome.
  • D Outflow.
  • E Outback.

Ao propor o modelo de Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch destaca a comunicação interna, que é marcada por

  • A ser planejada pelo CEO da companhia, sem levar em conta a comunicação administrativa e a externa, pois serve de base para a construção dos demais elementos do modelo.
  • B focar-se na divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa, subordinando-se ao marketing de negócios.
  • C produzir house organs, que destaquem apenas os pontos positivos da empresa e negativos da concorrência para fidelizar o público interno.
  • D ser uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa através do estímulo ao diálogo e à participação nos diversos níveis empresariais.
  • E ser produzida e disseminada de modo descentralizado pelos diversos setores da empresa como forma de reivindicação de melhores condições de trabalho.

Em junho de 2023, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial apresentava os resultados da quarta edição da pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional.
Leia o trecho que ser refere aos canais de comunicação utilizados.

A pesquisa aponta que para a maioria dos participantes (73%), a estrutura atual dos canais de comunicação, do ponto de vista da organização, atende de forma parcial as necessidades da comunicação e que os canais mais utilizados para se comunicarem com seu público externo, pelas áreas de Comunicação das empresas participantes, são: as redes sociais (87%), os jornais online (53%), o portal corporativo (47%), as feiras e eventos (40%), as revistas online (38%) e os jornais impressos (36%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: os aplicativos para dispositivos móveis – app (10%), os blogs/fóruns online (12%), o rádio (14%), os influenciadores (16%).
Já para o público interno, os canais mais utilizados são: o portal corporativo (68%), o canal digital de conteúdo próprio (55%), as redes sociais (51%), os aplicativos para dispositivos móveis – app (37%) e as feiras e eventos (24%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: o whatsapp (4%), as revistas de notícias impressas (6%), os blogs/fóruns online (7%), as revistas online (10%) e os influenciadores (10%).


Com base nos resultados apresentados é possível perceber que

  • A o portal corporativo é mais utilizado pelo público externo e pelos influenciadores do que pelo público interno.
  • B as feiras e eventos tem uso mais significativo para o público interno, sendo uma estratégia pouco indicada para o externo.
  • C o público interno recebe comunicações prioritariamente pelos apps de mensageria.
  • D entre os canais mais utilizados para a comunicação estão as redes sociais, sobretudo para com o público externo.
  • E veículos impressos e blogs e fóruns de discussão online tem participação significativa nos canais de comunicação.