Questões de Planejamento Estratégico, Tático e Operacional (Administração Geral)

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O processo organizacional abrange planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação, assegurando que os recursos e esforços da organização estejam alinhados de maneira eficiente para atingir seus objetivos estratégicos.


Acerca de Planejamento Otimizante, assinale a afirmativa correta.

  • A Está focado na estabilidade, prioriza a manutenção do status quo e evita mudanças radicais.
  • B Prioriza a identificação das deficiências internas e dos problemas antes de explorar oportunidades futuras.
  • C É predominantemente retrospectivo, baseando-se na experiência passada para projetar o futuro da organização.
  • D Concentra-se em se ajustar às contingências, compatibilizando interesses e desenvolvendo a organização conforme as demandas ambientais.
  • E Visa à adaptabilidade e à inovação, buscando obter os melhores resultados possíveis e incrementar, continuamente, as práticas vigentes.

As estratégias competitivas são definidas conforme a situação da organização, podendo ser direcionadas para a sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento, de acordo com sua postura estratégica.
Considerando as diferentes estratégias de crescimento empresarial, assinale a opção que apresenta um exemplo de estratégia de expansão.

  • A Duas empresas se associam para entrar em um novo mercado, com uma fornecendo tecnologia e a outra, capital.
  • B Uma empresa de tecnologia lança um novo produto com funcionalidades inéditas no mercado para se diferenciar dos concorrentes.
  • C Uma multinacional estabelece operações em um novo país para ampliar seu alcance global e reduzir riscos em seu mercado de origem.
  • D Uma empresa de software desenvolve um serviço inovador para revolucionar o setor de inteligência artificial, antecipando-se às demandas futuras.
  • E Uma empresa do setor de microcomputadores realiza expansões contínuas para aproveitar ganhos de aprendizado e economias de escala, consolidando sua posição no mercado.

A estratégia está correlacionada à definição do conjunto de produtos e serviços versus segmentos de mercados proposto pela empresa em dado momento.
O tipo de estratégia, em que a sociedade empresária procura dominar o segmento de mercado em que atua, concentrando seus esforços e recursos em preservar algumas vantagens competitivas, é denominado

  • A nicho.
  • B inovação.
  • C sobrevivência.
  • D especialização.
  • E desinvestimento.

A administração estratégica é um processo contínuo que envolve formulação, implementação e avaliação de estratégias, levando em consideração tanto o ambiente interno quanto o externo da organização. Sobre a administração estratégica, é correto afirmar que o seu principal objetivo é:

  • A Elaborar metas de curto prazo e reagir às mudanças conforme elas ocorrem.
  • B Monitorar apenas o ambiente interno da organização e ajustar processos internos.
  • C Garantir que todos os funcionários sigam o mesmo padrão de trabalho, sem ajustes.
  • D Identificar e implementar ações para alcançar os objetivos de longo prazo da organização.

Leia o texto a seguir.
A ascensão de novos competidores no mercado de e-commerce, como a Temu e a Shein, que oferecem preços extremamente competitivos, têm pressionado a gigante norte-americana Amazon a inovar e adaptar suas estratégias para manter sua posição de liderança.
Diferentemente da abordagem tradicional da Amazon, que incentiva os vendedores chineses a utilizar serviços de logística com estoques centralizados em armazéns nos EUA, essa nova iniciativa permitiria que os produtos fossem enviados diretamente aos consumidores a partir da China.

Disponível em: https://exame.com/negocios/a-estrategia-da-amazon-para-se-blindar-da-shein-e-da-temu-um-site-so-de-precos-baixos/. Acesso em: 1 out. 2024. [Adaptado]


A estratégia apresentada no texto faz parte do planejamento estratégico da Amazon e se resume na tentativa de reduzir

  • A os custos de logística e, consequentemente, os preços para os clientes finais.
  • B os custos com devoluções e, consequentemente, o aumento da satisfação dos clientes.
  • C o tempo de espera do cliente final e, consequentemente, o aumento das vendas.
  • D o tempo de transporte e, consequentemente, a insatisfação dos clientes finais.